Topo

Mais de mil são presos em Londres durante protestos contra mudanças climáticas

22.abr.2019 - Ativistas do grupo Extinction Rebellion deitam no chão do Museu de História Natural de Londres em um protesto de desobediência civil contra as mudanças climáticas - Tolga Akmen/AFP
22.abr.2019 - Ativistas do grupo Extinction Rebellion deitam no chão do Museu de História Natural de Londres em um protesto de desobediência civil contra as mudanças climáticas Imagem: Tolga Akmen/AFP

22/04/2019 13h02

O número de ativistas ambientais presos durante oito dias de protestos em Londres passou de mil hoje, disse a polícia, acrescentando que a Ponte de Waterloo, um dos locais interditados nos protestos, foi reaberta ao tráfego.

O grupo de ativistas Extinction Rebellion visou locais do centro de Londres, como Oxford Circus e a Praça do Parlamento, em uma campanha de desobediência civil sem violência com a meta de deter o que classifica como uma crise climática global.

A polícia disse que 1.065 pessoas foram presas por suas ligações com os protestos e que acusou 53 de delitos, como a obstrução de ruas.

Oxford Circus e a Praça do Parlamento foram reabertas ao tráfego ontem, informou a corporação, e a Ponte de Waterloo foi liberada de madrugada.

A polícia apelou as ativistas para que fossem para Marble Arch, onde permitiram que os protestos continuem.

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg discursou à multidão em Marble Arch ainda no domingo, exortando-a a nunca desistir de sua campanha para salvar o planeta.