Topo

Novo imperador do Japão expressa profundo remorso por Segunda Guerra Mundial

Imperados do Japão, Naruhito, e a imperatriz, Masako, participam da cerimônia anual para relembrar os mortos na Segunda Guerra Mundial - Jiji Press/AFP
Imperados do Japão, Naruhito, e a imperatriz, Masako, participam da cerimônia anual para relembrar os mortos na Segunda Guerra Mundial Imagem: Jiji Press/AFP

Por Kiyoshi Takenaka

Em Tóquio

15/08/2019 10h21

O novo imperador do Japão, Naruhito, expressou profundo remorso sobre os tempos de guerra do país e orou pela paz global nesta quinta-feira, ecoando as palavras de seu pai em uma cerimônia anual que marca a rendição de Tóquio na Segunda Guerra Mundial.

Quando herdou o trono em maio, Naruhito, de 59 anos, se tornou o primeiro monarca do Japão a nascer após a guerra. Seu pai, Akihito, foi o primeiro imperador japonês a abdicar ao longo de dois séculos.

"Olhando para o longo período de paz pós-guerra, refletindo sobre nosso passado e tendo em mente sentimentos de profundo remorso, eu espero verdadeiramente que a devastação da guerra nunca se repita", disse.

"Junto com todo nosso povo, eu presto meu sincero tributo a todos que perderam suas vidas na guerra... e rezo pela paz mundial e o futuro desenvolvimento do nosso país", acrescentou Naruhito, ecoando a mensagem de seu pai em 2018.

Naruhito é o neto do imperador Hirohito, em cujo nome as tropas japonesas lutaram na Segunda Guerra Mundial.