Topo

Pelosi critica ações do secretário de Justiça dos EUA em caso da Ucrânia

27/09/2019 17h35

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, criticou o secretário de Justiça norte-americano, William Barr, nesta sexta-feira pela maneira como o Departamento de Justiça lidou com a queixa de um delator segundo o qual o presidente Donald Trump solicitou um favor político do presidente da Ucrânia que poderia ajudá-lo a se reeleger.

Barr é um de vários funcionários de alto escalão que parlamentares democratas querem interrogar agora que iniciaram um inquérito de impeachment do presidente republicano.

Vários membros do Comitê de Inteligência da Câmara disseram nesta sexta-feira que cancelaram eventos planejados fora de Washington durante a próxima quinzena e que esperam conseguir interrogar testemunhas e realizar mais audiências.

Pelosi criticou o Departamento de Justiça comandado por Barr por instruir o principal funcionário de inteligência dos EUA, Joseph Maguire, a informar a Casa Branca sobre o relatório do delator ao invés de ir primeiro ao Congresso, como a lei exige.

"Acho que eles estão indo para o acobertamento do acobertamento. E isso é realmente muito triste para eles", disse Pelosi sobre Barr e o Departamento de Justiça em uma entrevista ao canal MSNBC.

Democratas dizem que Barr deveria se abster de questões relacionadas à queixa do delator, provocada por uma conversa telefônica de 25 de julho entre Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.