Topo

Ministro do Meio Ambiente sobrevoa áreas com manchas de petróleo no litoral da Bahia

9.out.2019 - Manchas de óleo podem ser vistas em alguns pontos da Praia Pontal do Coruripe, no litoral norte de Alagoas - Ana Leal/Fotográfico/Estadão Conteúdo
9.out.2019 - Manchas de óleo podem ser vistas em alguns pontos da Praia Pontal do Coruripe, no litoral norte de Alagoas Imagem: Ana Leal/Fotográfico/Estadão Conteúdo

Por Luciano Costa

Em São Paulo

16/10/2019 10h32

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, realiza hoje sobrevoo sobre áreas no litoral da Bahia impactadas por manchas de petróleo que têm aparecido por toda a costa do Nordeste brasileiro deste o início de setembro.

Em mensagem no Twitter, Salles disse que o sobrevoo visa "acompanhamento das manchas e equipes de recolhimento" e acrescentou que irá visitar também "outras localidades" afetadas.

Identificadas desde 2 de setembro, as manchas de petróleo chegaram a todos Estados do Nordeste e já atingem 72 municípios e 167 localidades, segundo dados atualizados pelo órgão ambiental Ibama na noite de terça-feira.

O Ibama também registrou avistamentos de ao menos 13 tartarugas marinhas mortas nas praias impactadas pelas manchas de óleo, de acordo com levantamento até segunda-feira.

O órgão ambiental acrescentou que requisitou apoio da Petrobras para limpeza das praias. Já a investigação da origem das manchas de óleo é conduzida pela Marinha, enquanto a investigação criminal está sob responsabilidade da Polícia Federal.

Até o momento, o governo brasileiro ainda não identificou a origem do petróleo e nem como aconteceu o derramamento.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse na semana passada que foi identificado que o material possui características similares ao petróleo extraído na Venezuela, mas destacou que ainda não há conclusão definitiva.

Antes, o ministro Salles também havia dito que o petróleo "muito provavelmente" é de origem venezuelana.

O governo da Venezuela e a estatal PDVSA, no entanto, rejeitaram na semana passada responsabilidade pelo derramamento, afirmando que não encontraram evidências de vazamentos em campos de petróleo no país que pudessem ter afetado o Brasil.

Barreiras

O Ibama disse ainda que requisitou à Petrobras a disponibilização de barreiras de contenção para impedir que o óleo continue se espalhando, mas afirmou que a medida foi tomada "por precaução", uma vez que avalia que o uso do equipamento "pode não alcançar a eficácia pretendida".

"Nos casos em que o óleo derramado é de origem conhecida e sua dispersão é prevista, a instalação de barreiras em águas calmas é tecnicamente recomendável para proteger pontos sensíveis, como manguezais. Contudo, se os manguezais já estiverem oleados, a medida poderá provocar o efeito inverso e impedir a depuração natural do ambiente", explicou.

Segundo o órgão ambiental, mais de 200 barreiras estão em Aracaju, no Sergipe, "à disposição de instituições com capacidade operacional para realizar sua instalação e manutenção".

Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.