Topo

Esse conteúdo é antigo

Equador pede investigação sobre manejo de corpos em meio ao surto do coronavírus

Vírus, coronavírus - iStock
Vírus, coronavírus Imagem: iStock

Alexandra Valencia

Reuters, em Quito

09/04/2020 11h11

O presidente do Equador, Lenín Moreno, pediu na quarta-feira uma investigação sobre como as autoridades lidaram com os corpos de vítimas do coronavírus em Guayaquil, o epicentro do surto no país, que está sobrecarregando os sistemas de saúde e sanitário.

Familiares se queixaram nas redes sociais que os hospitais públicos têm sido incapazes de localizar rapidamente os corpos de seus entes queridos e que em alguns casos os identificaram equivocadamente.

"Não permitiremos que ninguém seja enterrado sem ser identificado. Eles merecem um adeus com dignidade!", escreveu Moreno no Twitter.

O tuíte incluiu uma cópia de uma queixa formal contra supostas irregularidades apresentada por Jorge Wated, a autoridade estatal encarregada do manejo dos corpos durante a crise.

A velocidade do surto em Guayaquil deixou corpos esperando nas casas, e em alguns casos até nas ruas, forçando as autoridades a armazenar cadáveres em contêineres refrigerados e mais tarde a abrir um cemitério para começar a enterrar os mortos, disseram moradores.

Até quarta-feira, o Equador tinha cerca de 4.450 casos da doença, 242 mortes confirmadas e outras 240 que se suspeita terem sido causadas pelo vírus.

Desses, 3.047 casos e 144 mortes ocorreram na província de Guayas, onde Guayaquil está localizado.

Na terça-feira, o ministro da Saúde do Equador, Juan Carlos Zevallos, disse que demitiu um funcionário que pediu dinheiro para cuidar dos restos mortais de uma vítima de um hospital público de Guayaquil.