Topo

Esse conteúdo é antigo

Apoio a isolamento social amplo cai 8 pontos desde início do mês, diz Datafolha

iStock
Imagem: iStock

29/04/2020 08h23

O apoio ao isolamento social amplo, medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação do coronavírus, caiu 8 pontos percentuais no Brasil desde o início do mês, de acordo com dados de pesquisa do Datafolha divulgados nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a publicação, pela primeira vez foi registrado empate técnico entre os que defendem o isolamento para toda a população e os que advogam para que somente os integrantes de grupo de risco da Covid-19, doença respiratória provocada pelo coronavírus, fiquem em casa. O grupo de risco é composto por idosos e pessoas portadoras de comorbidades, como hipertensão, diabetes e cardiopatia.

De acordo com o jornal, os defensores do isolamento social amplo eram 60% no início do mês, passaram para 56% no dia 17 de abril e agora são 52%.

Já os que defendem o isolamento somente dos integrantes do grupo de risco eram 37% no início do mês, subiram para 41% no dia 17 e agora somam 46% no levantamento realizado na segunda-feira.

O Datafolha ouviu 1.503 pessoas por telefone na segunda-feira e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, o que coloca no limite do empate técnico os grupos que defendem o isolamento amplo e o distanciamento seletivo.

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na terça, o Brasil registrou 474 mortes pelo novo coronavírus em 24 horas, um novo recorde diário, e ultrapassou a marca de 5 mil óbitos no total em decorrência de Covid-19.

Autoridades de saúde defendem o isolamento social como ferramenta fundamental para frear a velocidade de propagação do vírus e dar tempo para o sistema de saúde se preparar para ter condições de atender os doentes, especialmente com leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs).