Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz a novo ministro que ele poderá escolher novos auxiliares "pontualmente"

Lisandra Paraguassu

Da Reuters, em Brasília

16/07/2020 17h37

Ao dar posse ao novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ressaltou que o novo integrante da sua equipe poderá escolher "pontualmente" alguns auxiliares.

A afirmação foi feita depois de o presidente elogiar o que chamou de capacidade de diálogo de Ribeiro, que foi vice-reitor da Universidade Mackenzie e é pastor da igreja presbiteriana.

"Você terá como pontualmente colocar gente ao teu lado com o mesmo espírito como o teu. Se bem que pode ter certeza que boa parte do ministério pensa como você", disse Bolsonaro.

A maior parte da equipe atual do MEC foi escolhida pelo ex-ministro Abraham Weintraub, que terminou exonerado do cargo por ser um dos pivôs da crise com o STF (Supremo Tribunal Federal). Sua saída, no entanto, irritou a ala ideológica do governo e boa parte dos seguidores do bolsonarismo, que defendiam Weintraub justamente pelas polêmicas causadas pelo ex-ministro.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.