Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Moscou diz que há possibilidade de vacinar população já no mês que vem

Sputnik V, vacina russa contra o novo coronavírus aprovada pelas autoridades da Rússia - The Russian Direct Investment Fund (RDIF)/Handout via REUTERS
Sputnik V, vacina russa contra o novo coronavírus aprovada pelas autoridades da Rússia Imagem: The Russian Direct Investment Fund (RDIF)/Handout via REUTERS

30/10/2020 11h02

MOSCOU (Reuters) - Os moradores de Moscou que quiserem ser vacinados contra a covid-19 podem consegui-lo já no início do mês que vem se grandes volumes de doses forem entregues até lá, disseram autoridades municipais hoje, quando o número diário de casos da Rússia atingiu uma alta recorde ao passar de 18 mil.

A vice-prefeita, Anastasia Rakova, disse que a capital está montando uma rede ampla de salas especiais de vacinação e que 2.500 pessoas de alto risco —sobretudo médicos e professores— já foram vacinadas, segundo agências de notícias russas.

Cerca de 9.000 moradores de Moscou receberam as duas doses da vacina Sputnik V durante um teste de larga escala em andamento, disse seu desenvolvedor ontem, segundo citação da agência de notícias RIA. A vacina é administrada em duas doses com um intervalo de 21 dias.

A vacinação em massa do público ainda não é possível, já que o número necessário de doses da vacina ainda não foi entregue, disse Rakova hoje ao canal de televisão Russia 24, acrescentando que acredita que isto pode acontecer no mês que vem.

"Então lançaremos seu uso em massa para todos os moscovitas que estiverem interessados."

A Rússia está enfrentando dificuldades para aumentar a produção de sua vacina. Ontem, o presidente Vladimir Putin citou problemas com a disponibilidade de equipamentos.

O país relatou 1.599.976 infecções, o que o coloca atrás somente de Estados Unidos, Índia e o Brasil.

(Por Gleb Stolyarov e Maxim Rodionov)