Topo

Japão deve prorrogar estado de emergência da covid-19, diz agência

Japão deve prorrogar estado de emergência da covid-19, diz agência - James Matsumoto/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Japão deve prorrogar estado de emergência da covid-19, diz agência Imagem: James Matsumoto/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

01/02/2021 15h52

O Japão deve prorrogar na terça-feira um estado de emergência adotado para combater a disseminação da Covid-19 em Tóquio e outras áreas, disseram três fontes a par dos procedimentos legais nesta segunda-feira.

No mês passado, o governo declarou um estado de emergência de um mês que deveria terminar no domingo, 7 de fevereiro, para 11 áreas, incluindo Tóquio e as municipalidades vizinhas, como parte das medidas para conter a pandemia.

O governo decidirá se renova o estado de emergência após uma reunião de sua comissão de especialistas na terça-feira e a expectativa é que o período de emergência em municipalidades que incluem a área de Tóquio dure mais um mês, disseram as fontes.

O primeiro-ministro, Yoshihide Suga, deve realizar uma coletiva de imprensa também na terça-feira, disse uma fonte à Reuters.

Mais tarde, a emissora pública NHK noticiou que o governo decidiu prorrogar o estado de emergência em 10 municipalidades, incluindo a capital japonesa, até 7 de março, mas que o revogará em uma área menos povoada, a municipalidade de Tochigi, que tem tido redução de casos.

Suga lançou uma série de medidas para conter uma terceira onda de infecções, e seu governo insiste na realização da Olimpíada a partir de 23 de julho, como planejado.

Mas o apoio público ao seu governo enfraqueceu em meio ao descontentamento com a maneira como a pandemia de coronavírus está sendo enfrentada, que críticos consideram muito lenta e inconstante.