Topo

Esse conteúdo é antigo

Com escassez de motoristas de caminhão, Reino Unido deve aliviar regras de visto

25/09/2021 13h19

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido deve anunciar planos para emitir vistos temporários de trabalho para motoristas de caminhão com o objetivo de aliviar uma profunda escassez de mão de obra que levou ao racionamento de combustível em centenas de postos de gasolina e longas filas para encher o tanque - com as bombas secando em alguns locais.

Com varejistas alertando para problemas sérios no período que antecede o Natal, o gabinete do primeiro-ministro Boris Jonhson afirmou que estava considerando medidas temporárias para lidar com a escassez de motoristas de veículos pesados.

Jornais publicaram que o governo permitiria a entrada de até 5.000 motoristas estrangeiros ao Reino Unido em vistos de curto prazo, uma medida que vinha sendo exigida por empresas de logística e varejistas há meses, mas que o governo havia descartado anteriormente.

A Associação de Transporte Rodoviário (RHA, na sigla em inglês) do Reino Unido afirmou que o país precisa de mais 100.000 motoristas para cumprir a demanda.

A escassez de motoristas de caminhão foi causada em parte pelo Brexit e pela Covid-19, que interrompeu o treinamento de motoristas e os testes por cerca de um ano.

“Estamos considerando medidas temporárias para evitar problemas imediatos, mas qualquer medida que introduzirmos terá um limite de duração muito rígido”, afirmou uma porta-voz do gabinete de Johnson em Downing Street em um comunicado.

Downing Street se recusou a dar mais detalhes.

Ministros alertaram contra a possibilidade de pessoas fazendo compras motivadas pelo pânico, e empresas de petróleo afirmaram que não há escassez de oferta, apenas problemas para levar o combustível aos postos de gasolina.

(Por Michael Holden e Guy Faulconbridge)