EUA 'acompanham atentamente' desenvolvimento de armas por parte da China
O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse hoje que Washington está acompanhando atentamente o desenvolvimento de sistemas de armas avançadas pela China, mas não quis comentar diretamente uma reportagem segundo a qual Pequim testou um míssil hipersônico com capacidade nuclear.
O Ministério das Relações Exteriores chinês negou a reportagem do jornal Financial Times, que disse que a China lançou um foguete com uma arma de planeio hipersônica em julho. Pequim disse que se tratava de um veículo espacial, não um míssil.
Os EUA e a Rússia já testaram armas hipersônicas, geralmente definidas como mísseis que voam a uma velocidade cinco vezes superior à do som, em meio a uma corrida para uma nova geração de armas que são mais difíceis de detectar e interceptar.
"Acompanhamos atentamente o desenvolvimento de armamentos e recursos e sistemas avançados da China que só aumentarão as tensões na região", disse Austin a repórteres durante uma visita à antiga república soviética da Geórgia.
Ele disse que Washington continuará concentrada no desafio militar de Pequim.
Austin falava durante uma viagem pela Europa na qual o Pentágono disse que ele "tranquilizará aliados e parceiros sobre o compromisso da América com sua soberania frente à agressão russa".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.