Topo

Esse conteúdo é antigo

Nicarágua corta laços com Taiwan, se aproxima da China e revolta os EUA

China se fortalece com mais um aliado em um área historicamente sob controle dos Estados Unidos - Matthew Micah Wright/Getty Images
China se fortalece com mais um aliado em um área historicamente sob controle dos Estados Unidos Imagem: Matthew Micah Wright/Getty Images

Yew Lun Tian, Ben Blanchard, Yimou Lee, Sarah Wu e Daniela Desantis

Em Pequim (China), em Taipé (Taiwan) e em Assunção (Paraguai)

10/12/2021 12h31Atualizada em 10/12/2021 15h33

China e Nicarágua restabeleceram laços diplomáticos hoje depois que o país centro-americano cortou relações com Taiwan, que é reivindicada pela China.

A ação fortalece Pequim em uma parte do mundo considerada há muito tempo como o quintal dos Estados Unidos, revoltando o governo norte-americano.

A China tem aumentado a pressão militar e política para que Taiwan aceite as reivindicações de soberania, provocando revolta na ilha, que disse várias vezes que não será assediada e que tem direito a participar da arena internacional.

O Ministério das Relações Exteriores da China, que anunciou a decisão na esteira de reuniões com o ministro das Finanças da Nicarágua e dois dos filhos do presidente Daniel Ortega em Tianjin, cidade do norte chinês, disse que o país fez a "escolha correta".

O rompimento com Taiwan diminui o conjunto minguante de aliados globais da ilha e é um revés para os EUA.

Ele ocorre depois de meses de deterioração dos laços entre Ortega e os EUA e veio um dia depois de o Departamento de Estado norte-americano dizer que aplicou sanções a Nestor Moncada Lau, conselheiro de segurança nacional de Ortega, alegando que ele opera um esquema de fraude de importações e alfândega para enriquecer membros do governo Ortega.

O Departamento de Estado dos EUA disse que a decisão da Nicarágua não reflete a vontade do povo nicaraguense porque o governo do país não foi eleito livremente. Já Taiwan disse que não se abala com a decisão.

Paraguai 'continua firme e forte'

Na fronteira com o Brasil, o Paraguai se mantém resoluto na manutenção de relações diplomáticas com Taiwan, apesar da decisão da Nicarágua de oferecer sua aliança à China, disse o principal conselheiro do presidente do país sul-americano, Mario Abdo.

"É uma decisão do governo nicaraguense. Nós a respeitamos, mas o Paraguai permanece firme em sua posição de continuar com relações diplomáticas com Taiwan", disse Federico Gonzalez, conselheiro de Abdo, em um comunicado.

"Para o Paraguai, isto não muda nada. Nossa posição continua a mesma", afirmou ele.

O Paraguai é o único país sul-americano que mantém laços com Taiwan, um relacionamento que já dura mais de seis décadas.

Taiwan financia vários projetos de infraestrutura e de apoio agrícola no aliado e doou suprimentos médicos no começo da pandemia de covid-19.

* Com colaboração de Josh Horwitz, em Xangai (China), e da redação da Reuters na Cidade do México (México).