Topo

Esse conteúdo é antigo

Apostando que Ômicron já teve pico, premiê britânico suspende restrições

19/01/2022 11h24

Por Alistair Smout

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou o fim das medidas impostas para conter a rápida propagação da variante Ômicron na Inglaterra, conforme busca uma forma de conviver com o vírus após um aparente pico de casos.

O Reino Unido foi o primeiro país a limitar viagens internacionais por causa da variante Ômicron, soando o alarme sobre suas mutações, e em dezembro introduziu as recomendações pelo trabalho em casa, maior uso de máscaras e passaportes vacinais para desacelerar a disseminação.

Mas embora os casos tenham disparado para um patamar recorde, as hospitalizações e mortes não cresceram no mesmo ritmo, em parte por conta do programa britânico de doses de reforço e pela menor gravidade da variante.

A abordagem de Johnson para evitar lockdowns e conviver com o vírus contrasta com a política de tolerância zero à Covid-19 na China e Hong Kong e restrições mais severas em muitos outros países europeus.

"Muitos países na Europa sofreram mais lockdowns de inverno, mas este governo seguiu um caminho diferente", disse Johnson a parlamentares, acrescentando que o governo acertou na tomada de decisões difíceis e que os números de hospitalizações estavam caindo.

"Nossos cientistas acreditam que é provável que a onda de Ômicron tenha atingido o pico nacional", disse. "Por causa da extraordinária campanha (de vacinação com doses) de reforço, juntamente com a maneira como o público respondeu às medidas do Plano B, podemos retornar ao Plano A", acrescentou.

Ele explicou que nenhuma das chamadas medidas do Plano B permanecerá, com a política de uso de máscaras não sendo mais imposta, os passes da Covid-19 não sendo obrigatórios e o fim das recomendações de trabalho remoto.

(Reportagem de Alistair Smout; reportagem adicional de Andrew MacAskill)