Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Congresso dos EUA chega em acordo de US$ 13,6 bilhões para ajudar Ucrânia

9.mar.2022 - Membro da Forças de Defesa Territoriais da Ucrânia observa as destruições após um bombardeio a Kharkiv - AFP
9.mar.2022 - Membro da Forças de Defesa Territoriais da Ucrânia observa as destruições após um bombardeio a Kharkiv Imagem: AFP

Shubham Kalia

Bengaluru

09/03/2022 07h50Atualizada em 09/03/2022 08h19

Os líderes do Congresso dos Estados Unidos chegaram a um acordo bipartidário nesta quarta-feira para alocar 13,6 bilhões de dólares em ajuda de emergência para a Ucrânia e fornecer 15,6 bilhões de dólares para combater a pandemia de Covid-19.

A legislação abrangente fornecerá 1,5 trilhão de dólares para gastos discricionários de defesa e não-defesa e financiará o governo federal até 30 de setembro.

"Não podemos ficar longe da TV e assistir ao que está acontecendo na Ucrânia... e este projeto de lei responde à guerra de agressão não provocada da Rússia e à invasão perversa da Ucrânia", disse Rosa DeLauro, presidente do Comitê de Apropriações da Câmara dos Deputados dos EUA, em comunicado.

O Congresso tem um prazo de meia-noite da sexta-feira para aprovar a legislação.

O líder da maioria da Câmara dos Deputados, Steny Hoyer, disse aos repórteres mais cedo na terça-feira que a Casa tem como objetivo debater e aprovar a legislação nesta quarta.

Mas ele deixou em aberto a possibilidade de que um projeto de lei de curto prazo seja necessário se a legislação que fornece financiamento total do governo não for finalizada a tempo.