Kiev derruba monumento da era soviética que simbolizava amizade entre russos e ucranianos
Um monumento da era soviética erguido em Kiev para simbolizar a amizade entre Rússia e Ucrânia foi derrubado, nesta terça-feira, uma resposta à invasão russa ao país vizinho, de acordo com o prefeito da cidade.
A estátua mostrava um trabalhador ucraniano e outro russo em um pedestal, segurando juntos uma ordem soviética de amizade. A estátua estava localizada sob o Arco da Amizade do Povo, erguido em 1982 para comemorar o aniversário de 60 anos da União Soviética.
"O monumento... simbolizava a amizade entre as nações ucraniana e russa. Agora vemos o que essa 'amizade' é - a destruição de cidades ucranianas, a ruína da vida dos ucranianos, o assassinato de dezenas de milhares de pessoas pacíficas. Estou convencido que esse monumento tem um significado inteiramente diferente agora", disse o prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko.
A invasão da Rússia à Ucrânia, lançada em 24 de fevereiro, deixou milhares de pessoas mortas ou feridas, reduziu cidades a cinzas e forçou mais de cinco milhões de pessoas a fugirem a outros países.
Moscou chama suas ações de uma "operação especial" para desarmar a Ucrânia e protegê-la de fascistas. Ucrânia e o Ocidente dizem que esse é um pretexto falso para uma guerra iniciada sem provocação para tomar territórios, o que gerou temores de um conflito mais amplo na Europa que não é visto desde a Segunda Guerra Mundial.
À medida em que o monumento caía, uma multidão aplaudiu, cantando: "Glória à Ucrânia, glória aos heróis, glória à nação Ucrânia".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.