Alemanha vai autorizar entrega de tanques à Ucrânia
A Alemanha autorizará a entrega de tanques do tipo "Guepard" à Ucrânia, informou nesta terça-feira (26) uma fonte do governo, o que representa uma mudança importante na prudente política de apoio militar de Berlim a Kiev.
Os detalhes, incluindo o número de tanques, especializados em defesa antiaérea, serão revelados ainda nesta terça-feira pela ministra da Defesa, Christine Lambrecht, em uma reunião na base base militar americana de Ramstein (Alemanha), segundo a mesma fonte.
Os veículos procederiam dos estoques da indústria de defesa da Alemanha.
Quase 40 países se reúnem nesta terça-feira na base de Ramstein a convite de Washington para reforçar a defesa da Ucrânia que, segundo o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, "pode vencer" a Rússia se receber os equipamentos adequados.
No momento em que a Rússia tenta controlar por completo o sul da Ucrânia e a região do Donbass, a reunião pretende "gerar capacidades adicionais para as forças ucranianas", declarou Austin na segunda-feira após uma visita a Kiev.
A França já anunciou o envio de canhões 'Caesar' com alcance de 40 km e o Reino Unido doou mísseis antiaéreos 'Starstreak' e veículos blindados.
O chefe de Governo da Alemanha, Olaf Scholz, fou questionado por vários países bálticos e da região central da Europa por sua recusa a enviar armas pesadas solicitadas pela Ucrânia.
Os críticos veem em sua atitude uma continuidade do viés pró-russo de seu partido social-democrata PSD.
Na Alemanha, o debate político está vivo, mesmo dentro da coalizão de governo, onde os verdes e os liberais consideram insuficiente o apoio fornecido a Kiev e pediram a Scholz que autorize o envio de material ofensivo, em especial veículos blindados.
O chanceler justifica sua política prudente em termos de armas pesadas como uma forma de evitar um confronto direto entre OTAN e Rússia, uma potência nuclear.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.