Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Sanções não serão suspensas até que Rússia assine acordo de paz com Ucrânia, diz chanceler alemão

"Putin não vai conseguir com uma paz imposta", disse o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz - Tobias Schawrz/Pool/AFP
'Putin não vai conseguir com uma paz imposta', disse o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz Imagem: Tobias Schawrz/Pool/AFP

02/05/2022 15h07

As sanções impostas à Rússia como resultado de sua invasão da Ucrânia não serão suspensas até que Moscou chegue a um acordo de paz com Kiev, afirmou o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, acrescentando que cabe à Ucrânia decidir qual paz ela quer.

Entrevistado no canal público de televisão ZDF, Scholz disse que Putin errou seus cálculos ao acreditar que poderia ganhar territórios da Ucrânia, declarar o fim das hostilidades e ver os países do Ocidente abandonarem as sanções.

"Ele não pensou essa operação inteira da Ucrânia direito", disse Scholz. "Ele não pensou que a Ucrânia iria resistir desse jeito. Ele não achou que iríamos apoiá-los a resistir por tanto tempo. Não vamos retirar as sanções até que ele chegue a um acordo com a Ucrânia, e ele não vai conseguir com uma paz imposta."

Scholz acrescentou que não tem planos de visitar Kiev após uma viagem planejada pelo presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, ter sido cancelada por conta de objeções do governo ucraniano.