Topo

Esse conteúdo é antigo

Varíola dos macacos: Saúde confirma 3 primeiros casos de transmissão local, em SP

São considerados autóctones os casos de alguma doença adquiridos dentro do próprio país onde se mora. - iStock
São considerados autóctones os casos de alguma doença adquiridos dentro do próprio país onde se mora. Imagem: iStock

23/06/2022 18h54Atualizada em 24/06/2022 07h50

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira os três primeiros casos autóctones, ou seja, de transmissão local, de varíola dos macacos no Brasil, todos no Estado de São Paulo.

De acordo com a pasta, são três pacientes do sexo masculino sem histórico de viagem para o exterior que tiveram casos confirmados da doença.

"Os casos ainda estão em investigação para a busca de vínculos de transmissão", informou o ministério em nota. "Os pacientes estão isolados, com quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde do Estado e do município."

O Brasil registrou até o momento 14 casos confirmados de varíola do macaco, dos quais 11 foram importados por pessoas com histórico de viagem para a Europa.

Centenas de casos de varíola dos macacos foram reportados globalmente nas últimas semanas, fora do continente africano, onde a doença é endêmica.

A varíola dos macacos é transmitida por contato próximo com alguém que tem o vírus ou com as feridas provocadas pela doença.