Topo

Esse conteúdo é antigo

Países ocidentais prometem 1,5 bi de euros em auxílio militar à Ucrânia

Prédio destruído na cidade de Chernihiv, na Ucrânia - Reprodução/VisitUkraine
Prédio destruído na cidade de Chernihiv, na Ucrânia Imagem: Reprodução/VisitUkraine

Jacob Gronholt-Pedersen e Sachin Ravikumar

11/08/2022 15h38

Países ocidentais se comprometeram nesta quinta-feira a oferecer mais de 1,5 bilhão de euros em dinheiro, equipamentos e treinamento para aumentar as capacidades militares da Ucrânia em sua guerra contra a Rússia, afirmou o ministro da Defesa da Dinamarca, Morten Bodskov.

O dinheiro, que foi prometido por um grupo de 26 países em uma conferência em Copenhague, será utilizado para fornecer armamentos, mísseis e munições existentes, para aumentar a produção de armas para a Ucrânia, treinar soldados ucranianos, e retirar minas terrestres de regiões do país destruídas pela guerra.

"Vamos continuar a auxiliar a Ucrânia em suas necessidades militares", disse Bodskov a jornalistas no final da conferência que reuniu ministros da área de Defesa da Europa para discutir apoio de longo prazo para a defesa ucraniana contra a invasão russa.

Os ministros da Defesa de Polônia, Eslováquia e República Tcheca sinalizaram disposição para expandir as produções de sistemas de artilharia, munição e outros equipamentos militares para a Ucrânia, afirmou Bodskov.

O Reino Unido, que já doou sistemas avançados de armas à Ucrânia e ofereceu milhares de suas tropas em treinamentos militares, prometeu na quinta-feira uma verba adicional de 300 milhões de euros em sistemas de lançamentos de foguetes múltiplos e mísseis guiados M31A1, que podem atingir alvos a até 80 quilômetros de distância.

"O presidente Putin apostava que em agosto nós estaríamos cansados do conflito e a comunidade internacional teria se espalhado em direções diferentes. Bem, hoje provamos o oposto", disse o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace.