Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia diz que uso de armas nucleares só é possível em "situações de emergência"

Putin em discurso exibido durante conferência internacional de segurança em Moscou - Reprodução/Ria Novosti
Putin em discurso exibido durante conferência internacional de segurança em Moscou Imagem: Reprodução/Ria Novosti

18/08/2022 12h15Atualizada em 18/08/2022 12h31

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta quinta-feira que Moscou só usará seu arsenal nuclear em "circunstâncias de emergência" e que não tem interesse em um confronto direto com a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e os Estados Unidos.

O ministro da Defesa da Rússia disse na terça-feira que Moscou "não tem necessidade" de usar armas nucleares durante sua campanha militar na Ucrânia, descrevendo a especulação da mídia de que Moscou pode implantar armas nucleares ou químicas no conflito como "mentiras absolutas".

Falando em um briefing nesta quinta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Ivan Nechaev, disse que as armas nucleares serão usadas apenas como uma medida de "resposta".

escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2022/mapa-russia-invade-a-ucrania—-25022022-1645830381488.vm')

"A doutrina militar russa permite uma resposta nuclear apenas em resposta à ameaça de destruição em massa, ou quando a própria existência do Estado está ameaçada", disse ele. "Ou seja, o uso de um arsenal nuclear só é possível como parte de uma resposta a um ataque em autodefesa e apenas em emergências."