Conteúdo publicado há 1 mês

Aliado de Trump tentou 'golpe' no Departamento de Justiça, diz conselho de ética

Jeffrey Clark, um ex-funcionário de alto escalão do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, tentou envolver a pasta nos esforços do ex-presidente Donald Trump para reverter sua derrota nas eleições de 2020, disse um membro da comissão de ética da Ordem dos Advogados de Washington nesta terça-feira.

Clark está enfrentando uma audiência disciplinar que pode fazer com que ele perca sua licença para exercer a advocacia. Trump tentou colocar Clark no comando do Departamento de Justiça nos últimos dias de seu governo, enquanto promovia falsas alegações de fraude eleitoral generalizada na eleição.

"O que o sr. Clark estava tentando fazer era essencialmente um golpe no Departamento de Justiça", disse Hamilton Fox, advogado disciplinar da Ordem dos Advogados do Distrito de Columbia, em seu argumento inicial.

O comentário gerou uma objeção do advogado de defesa de Clark, que apresentará seu argumento inicial mais tarde.

Clark, que atuou como chefe interino da divisão civil do Departamento de Justiça durante o governo Trump, enfrenta uma audiência de vários dias sobre acusações de ética que o responsabilizam de tentar realizar ações "envolvendo desonestidade" e que "interfeririam seriamente na administração do Departamento de Justiça".

Clark, que negou ter violado as regras de ética jurídica, escreveu nas redes sociais na segunda-feira que está sendo alvo "porque sou um apoiador de Trump que questionou a eleição de 2020".

A audiência está sendo realizada por um comitê de três membros do Conselho de Responsabilidade Profissional, um braço do Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia. Se o comitê concluir que Clark violou as regras de ética, poderá recomendar que sua licença seja suspensa ou revogada. O conselho completo aceitaria essa recomendação, com a ação final nas mãos do tribunal de apelações.

Trump é o candidato republicano que desafiará o presidente Joe Biden na eleição de 5 de novembro nos EUA. Ele enfrenta acusações criminais em um tribunal estadual na Geórgia e em um tribunal federal em Washington por suas tentativas de reverter sua derrota para Biden em 2020.

Clark é um dos corréus de Trump no caso da Geórgia e se declarou inocente.

Continua após a publicidade

Casos de ética semelhantes estão sendo realizados em Washington contra Rudy Giuliani, ex-advogado de Trump, e três outros advogados envolvidos em tentativas de anular a eleição de 2020.

Deixe seu comentário

Só para assinantes