Biden não desistiu de acordo de cessar-fogo em Gaza, diz Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está determinado a conseguir um cessar-fogo em Gaza e um acordo de reféns com o Hamas, ao mesmo tempo em que busca diminuir as tensões na fronteira de Israel com o Líbano, disse o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, nesta terça-feira.
"Ele absolutamente não desistiu", afirmou Sullivan em uma entrevista à MSNBC horas antes de Biden discursar na Assembleia Geral da ONU pela última vez como presidente.
Biden se reunirá com líderes mundiais em Nova York para trabalhar em um acordo de cessar-fogo e reféns em Gaza e evitar uma guerra total no Oriente Médio, disse Sullivan.
Ele reconheceu os desafios para conseguir que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o líder do Hamas, Yahya Sinwar, cruzem a linha e disse que o Hamas e Sinwar, em particular, "não querem fazer um acordo".
"Mas estamos determinados a continuar com isso", declarou Sullivan.
Os Estados Unidos têm trabalhado para conter as tensões na região desde que o ataque do Hamas dentro de Israel a partir de Gaza, em 7 de outubro, levou a uma retaliação israelense de quase um ano na faixa costeira.
O conflito latente com o Hezbollah na fronteira norte de Israel tem crescido constantemente desde 7 de outubro e está aumentando agora, disse ele.
"Mas nós o evitamos nos picos anteriores e acredito que ainda podemos encontrar um caminho para conseguir uma redução da escalada entre Israel e a fronteira norte entre Israel e o Líbano e chegar a uma solução diplomática que permita que as pessoas voltem para suas casas", disse Sullivan.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.