Topo

Esse conteúdo é antigo

Tribunal Constitucional da Rússia autoriza Putin a disputar dois novos mandatos

Vladimir Putin completou 20 anos no poder na Rússia em 31 de dezembro de 2019 - Getty Images
Vladimir Putin completou 20 anos no poder na Rússia em 31 de dezembro de 2019 Imagem: Getty Images

10/03/2020 12h04

O Tribunal Constitucional da Rússia anunciou hoje que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, poderá concorrer a dois novos mandatos presidenciais após a adoção de sua vasta reforma constitucional. Os deputados russos haviam adotado mais cedo as emendas propostas por Putin, que visam deixar sua marca no país, para as próximas décadas.

Nesta terça-feira, falando perante o Parlamento russo, Putin disse que era possível "reinicializar" o contador limitando a dois os mandatos presidenciais, após a adoção da revisão constitucional, o que lhe permitiria se candidatar à reeleição após o término de seu mandato atual, em 2024.

"Em princípio, essa opção seria possível, mas com uma condição: se o Tribunal Constitucional russo concluir oficialmente que tal emenda não é contrária à lei fundamental", acrescentou. E "somente se os cidadãos apoiarem essa emenda durante a votação nacional em 22 de abril".

Putin também afirmou que "um forte poder presidencial é absolutamente necessário para a Rússia" e que "a atual situação econômica e de segurança justificam mais uma vez" essa necessidade.

Estabilidade

Embora tenha reconhecido que "os russos devem ter uma alternativa em qualquer eleição", Putin considerou que "a estabilidade é talvez mais importante e deve ser uma prioridade".

Anunciada de surpresa por Putin em janeiro, esta primeira revisão da Constituição adotada em 1993 é amplamente vista como uma maneira de o presidente russo se preparar para o período pós-2024.