Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: contaminações desaceleram no mundo e registram nível mais baixo desde outubro

Entre os países que registram os melhores resultados estão a África do Sul, com 4.100 novos casos por dia, o que representa uma queda de 49% - iStock
Entre os países que registram os melhores resultados estão a África do Sul, com 4.100 novos casos por dia, o que representa uma queda de 49% Imagem: iStock

05/02/2021 12h28

As contaminações pela Covid-19 no mundo registraram uma desaceleração pela terceira semana consecutiva. Com menos de meio milhão de novos casos diários, esse é o nível mais baixo desde o final de outubro.

As novas contaminações registraram uma queda de 13% desde meados de fevereiro. Segundo o balanço semanal levantado pela AFP, 493 mil casos foram registrados diariamente esta semana. Essa é a primeira vez desde o final de outubro que o saldo diário fica abaixo de meio milhão de casos.

Quase todas as regiões do planeta registraram uma desaceleração. No continente africano a queda foi de 27%, enquanto Estados Unidos e Canadá tiveram uma redução de 17%.

Na Europa e na América Latina e Caribe a queda foi de 12%, enquanto na Ásia o saldo de novas contaminações diminuiu 2%. A única parte do mundo onde houve uma alta foi o Oriente Médio (+4%).

Balanço deve ser visto com cautela

Os dados são apresentados como uma boa notícia. No entanto, os indicadores devem ser vistos com cautela, já que a política de acesso aos testes não é a mesma em todo o planeta e torna difícil fazer uma comparação entre os países. Dessa forma, o número de casos diagnosticados em alguns lugares reflete apenas uma fração do balanço real de contaminações.

As razões dessa queda também não foram apresentadas. Em alguns casos elas traduzem o resultado das medidas restritivas, entre lockdown e toque de recolher, enquanto outros já veem nesse balanço as primeiras consequências das campanhas de vacinação, mesmo se o número de pessoas que já recebeu as duas doses dos imunizantes ainda não é suficiente para criar a chamada "imunidade de rebanho".

África do Sul apresenta os melhores resultados

Entre os países que registram os melhores resultados estão a África do Sul, com 4.100 novos casos por dia, o que representa uma queda de 49%. Seguem a Lituânia, com um -37%, México, com -35%, Japão e Panamá, -31% cada, e Portugal, com -30%.

Os Estados Unidos continuam sendo o país com o maior número de contaminações, com 133.500 casos diários (-17%), seguido pelo Brasil, com 48.200 novos casos em média por dia (-7%). Mas se os número forem analisados de forma proporcional, Portugal registra a situação mais preocupante. Mesmo com a queda apurada, o país contabilizou 622 casos para cada 100 mil habitantes esta semana.