Topo

Esse conteúdo é antigo

Dinamarca deve vacinar pessoas que tiveram contato com pacientes infectados pela varíola dos macacos

Paciente com varíola dos macacos, no Congo, em foto de arquivo tirada durate uma explosão de casos da doença entre 1996 e 1997   - Brian W.J. Mahy/ via Reuters
Paciente com varíola dos macacos, no Congo, em foto de arquivo tirada durate uma explosão de casos da doença entre 1996 e 1997 Imagem: Brian W.J. Mahy/ via Reuters

Fernanda Melo Larsen

RFI, Copenhague

25/05/2022 07h37

O Conselho Nacional de Saúde da Dinamarca, quer oferecer vacinas para pessoas que estiveram em contato próximo com pacientes infectados com o vírus que provoca a varíola dos macacos. O comunicado foi feito depois que o país escandinavo confirmou nesta terça-feira (24), dois casos de pessoas infectadas pelo vírus.

"A vacina deve ser administrada após você ter sido exposto à infecção e, deve reduzir o risco de um surto grave da doença", disse Bolette Søborg, médica responsável do Conselho Nacional de Saúde, à emissora de TV dinamarquesa DR.

De acordo com a Autoridade Dinamarquesa de Saúde e Medicamentos, será utilizada a vacina contra a varíola dos macacos da empresa dinamarquesa Bavarian Nordic.

"Não é necessário aumentar a demanda de produção desta vacina, poís já temos um estoque enorme e podemos produzir milhões de vacinas neste momento", diz Rolf Sass Sørensen, vice-presidente da farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic,

O Ministério da Saúde da Dinamarca não anunciou a compra de doses extras da vacina. As autoridades de saúde do país nórdico também não esperam um surto em larga escala da varíola dos macacos.

Alta demanda por vacina

Como a única empresa com uma vacina aprovada pela Autoridade de Saúde da Dinamarca para a prevenção da varíola, a empresa Bavarian Nordic está na vanguarda da luta contra os atuais surtos de varíola em todo o mundo.

Na semana passada (19), a empresa farmacêutica anunciou que fornecerá vacinas contra a varíola dos macacos para um país europeu, mas sem divulgar o nome.

Além disso, a Bavarian Nordic recebeu consultas de vários outros países que foram afetados pela varíola dos macacos. Só o governo dos Estados Unidos anunciou no último dia (20) que encomendou cerca de 13 milhões de doses da vacina contra a doença da farmacêutica dinamarquesa.

Até o momento, foram registrados 100 casos suspeitos ou confirmados na Europa e na América do Norte da varíola dos macacos - uma doença geralmente encontrada na África ocidental e central - de acordo com a Organização Mundial da Saúde.