Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin faz visita surpresa à cidade ocupada de Mariupol, na Ucrânia

No sábado (18), Putin também foi a Sevastopol para marcar o 9º aniversário da anexação da Crimeia - Divulgação/Presidência da Rússia/AFP
No sábado (18), Putin também foi a Sevastopol para marcar o 9º aniversário da anexação da Crimeia Imagem: Divulgação/Presidência da Rússia/AFP

19/03/2023 05h01Atualizada em 19/03/2023 08h54

O presidente russo, Vladimir Putin, esteve na cidade de Mariupol, informou a mídia estatal russa neste domingo (19), o que representa a primeira visita do chefe do Kremlin ao Donbass ocupado desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. O porto de Mariupol, localizado no Mar de Azov, no sudeste da Ucrânia, está ocupado pelas forças russas desde maio passado.

A viagem ocorre um dia depois de Vladimir Putin fazer uma visita surpresa à Crimeia para marcar o nono aniversário da anexação da península pela Rússia, enquanto o presidente russo tem um mandado de prisão contra ele emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

No mandado, emitido na última sexta-feira (17), o chefe de Estado russo é acusado de ser responsável por crimes de guerra na Ucrânia. Moscou nega que suas tropas tenham cometido atrocidades durante o conflito no país vizinho.

O tribunal também emitiu uma ordem de prisão contra Maria Alekseyevna Lvova-Belova, a comissária russa para os direitos da criança.

Deportação ilegal

Putin "é suspeito de ser responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população [infantil] e transferência ilegal de população [infantil] das áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa", afirmou o tribunal em um comunicado à imprensa.

O líder do Kremlin recebe seu colega chinês, o presidente Xi Jinping, esta semana, em Moscou.

(Com informações da Reuters e da AFP)