Três israelenses morrem em ataque em passagem entre Cisjordânia ocupada e Jordânia
Três israelenses foram mortos no domingo (8) em um supoesto ataque com arma de fogo em um dos pontos de passagem entre o Vale do Jordão, na Cisjordânia ocupada, e a Jordânia, informaram os serviços de emergência e as forças de segurança israelenses.
"Após os esforços de reanimação, os paramédicos e a equipe da ambulância do MDA (Magen David Adom, o equivalente israelense da Cruz Vermelha) constataram a morte de três homens, com cerca de 50 anos, feridos por balas", disseram os serviços de emergência em um comunicado.
O suposto agressor foi morto, disseram o exército e a polícia, sem especificar sua identidade.
O ataque ocorreu na passagem de Allenby, utilizada por viajantes e também para mercadorias.
Segundo o Exército israelense, "o terrorista se aproximou da área da ponte Allenby vindo da Jordânia em um caminhão, saiu e abriu fogo contra as forças de segurança israelenses que operavam na ponte".
O ataque ocorre em meio ao aumento das operações militares israelenses em grande escala nas últimas semanas na Cisjordânia, um território palestino ocupado por Israel desde 1967.
Aumento de operações israelenses
A violência entre os palestinianos, de um lado, e o Exército israelense e os colonos, de outro, se intensificou no último ano, em paralelo à guerra na Faixa de Gaza entre o Israel e o Hamas.
De acordo com o Ministério da Saúde palestino, pelo menos 662 palestinos foram mortos na Cisjordânia desde 7 de outubro pelo Exército israelense ou por colonos.
Pelo menos 23 israelenses, incluindo soldados e policiais, foram mortos em ataques palestinos durante o mesmo período, segundo autoridades israelenses.
(Com AFP)
Deixe seu comentário