Fenômeno da "lua azul" poderá ser visto nesta sexta-feira
-
Mister Shadow/ Sigmapress
O fenômeno da "lua azul", algo que acontece aproximadamente a cada três anos e que não voltará a ocorrer até janeiro de 2018, poderá ser visto no céu na noite de sexta-feira (31), o último dia do mês julho.
Como lembra o Observatório Naval dos Estados Unidos em seu site, o fenômeno da "lua azul" acontece quando há uma segunda lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário.
Cada ciclo lunar dura aproximadamente 28 dias, por isso, quando a lua cheia acontece no início do mês, é provável que haja uma segunda no final. Isso é o que vai ocorrer neste mês de julho, que teve sua primeira lua cheia no dia 2 e terá uma segunda, a "azul", nesta sexta-feira, dia 31.
O fenômeno se chama "lua azul", mas o astro não será visto nessa cor, mas em tons de cinza, branco e prateado, os que normalmente se veem na superfície do satélite natural da Terra.
Segundo os especialistas, a lua apresentou a cor azul em muito poucas ocasiões, por efeito de pó, cinza ou fumaça na atmosfera da Terra devido a grandes erupções vulcânicas e incêndios florestais.
A última "lua azul" ocorreu no dia 31 de agosto de 2012.
Envie suas melhores imagens!
Queremos receber suas melhores fotos da Lua Azul. Assim que ela aparecer no céu, clique a lua e envie para o Whatsapp da redação do UOL Notícias. O número é (11) 97500-1925. As melhores imagens serão publicadas.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Os astronautas subterrâneos: por que cientistas desbravam profundezas cada vez maiores da Terra
- Vespa com nome de formiga tem cor ultraescura, que reflete menos de 1% da luz
- Indígenas desalojados por ação do Dnit estão sem energia elétrica sete meses após enchentes no RS
- Pouso do Starship e terapia com CAR-T estão entre os principais feitos científicos de 2024