Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Boletim de Urna em que votos de Haddad superam total de eleitores é falso

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

08/10/2018 18h05

É falsa a imagem de um Boletim de Urna que circula em redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas indicando que o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, teve mais votos que o número de pessoas que usaram uma urna eletrônica.

Ainda de acordo com a peça de desinformação, os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB) não teriam tido nenhum voto, o que também é falso.

A imagem falsa foi compartilhada no perfil oficial do próprio Bolsonaro no Instagram, pelo Stories -- ferramenta em que fotos e vídeos desaparecem após 24 horas.

De acordo com a foto digitalmente alterada, Haddad teria computado 9.909 votos, enquanto o número de eleitores que compareceram à votação seria de 477 nesta urna. A imagem viral, além de não exibir o boletim inteiro, não mostra o número da seção e do município.

O projeto Comprova teve acesso ao documento original e à foto original dele. A votação aconteceu na cidade de Nagoia, no Japão – município 30198, na documentação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Haddad teve, na verdade, nove votos (0009 na numeração do boletim).

Além disso, o TSE informa que Boletins de Urna regulares não exibem nomes de candidatos que não receberam votos, ao contrário do que a imagem que circula nas redes apresenta.

Também é possível observar que a foto falsa que circula na internet exibe borrões nos números dos candidatos que não teriam recebido nenhum voto, como no caso do dígito zero mais à direita junto aos nomes dos candidatos Alckmin e Bolsonaro.

O tucano e o candidato do PSL, que está no segundo turno com Haddad, obtiveram, respectivamente, 11 e 372 votos em Nagoia.

O Boletim de Urna original mostra que, naquela seção, de 777 eleitores aptos a votar, 477 compareceram e 300 se abstiveram – estes dados conferem com os apresentados na imagem alterada.

Os números de “resumo de correspondência” e “código de verificação” são os mesmos na imagem falsa e na verdadeira. O horário também é o mesmo nas duas imagens.

O material enganoso foi verificado pela “Folha de S.Paulo”, pela rádio “BandNews FM”, além, do UOL, do “Estadão”, da “Gazeta Online”, do “Jornal do Commercio” e “O Povo”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.