Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vale-combustível da Petrobras divulgado nas redes sociais é golpe

Foto de DIORIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
Imagem: Foto de DIORIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/05/2020 15h12

Por causa das medidas de isolamento social em quase todo o país, a Petrobras está com petróleo sobrando em seu estoque e decidiu doar gasolina para os trabalhadores brasileiros. Este é o mote falso de um golpe que vem circulando pelas redes sociais nos últimos dias.

"A Petrobras não tem mais onde guardar combustível. Vão doar para os trabalhadores", diz o texto divulgado principalmente no WhatsApp.

A mensagem é acompanhada de um link, que leva a uma página personalizada com elementos gráficos semelhants aos da Petrobras e com a foto de um posto. Para ter acesso ao suposto vale-combustível gratuito, o usuário deve, claro, preencher um formulário com uma série de dados pessoais.

É golpe! Vale-combustível não existe

Ao receber esta mensagem, não clique no link. Avise a pessoa que lhe enviou que se trata de um golpe.

Ao UOL, a Petrobras negou que esteja doando combustível ou que tenha feito qualquer tipo de promoção com seu estoque.

"São falsas as mensagens circulando pelas redes sociais sobre uma suposta distribuição de combustíveis para a população mediante cadastro em links", declarou a companhia, por meio de comunicado.

A petrolífera recomendou, ainda, que os usuários não clicassem nos links, por se tratar de um golpe com possibilidade de roubo de informações pessoais. "Ao clicar em um link desta mensagem, seus dados poderão ser roubados por pessoas mal-intencionadas que estão se aproveitando do momento da pandemia da covid-19", alertou.

"Confira sempre nossos canais oficiais para verificar a veracidade de promoções e convites suspeitos", sugeriu a empresa.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.