Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lula não foi o primeiro presidente alvo de moção de repúdio na Câmara

06.abr.2023 - Lula não foi o primeiro presidente a receber uma moção repúdio - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram
06.abr.2023 - Lula não foi o primeiro presidente a receber uma moção repúdio Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram

André Nicolau

Colaboração para o Uol, em São Paulo

11/04/2023 11h22Atualizada em 12/04/2023 15h08

É falso que Lula (PT) tenha sido o primeiro presidente do Brasil a ser alvo de uma moção de repúdio aprovada na Câmara dos Deputados, como afirma post compartilhado nas redes sociais.

Bolsonaro (PL) também foi alvo da mesma manifestação em 2019.

Continua após publicidade

O que diz o post?

"Câmara aprova repúdio a Lula. É o 1º da história a um presidente", afirma falsamente um texto abaixo de uma foto de Lula.

"Motivo é o deboche à operação Sequaz, a qual evitou o assassinato de Moro e seus familiares", completa o post, em referência verdadeira à fala de Lula sobre a operação. "É visível que é uma armação de Moro", disse o presidente (veja aqui).

Por que o post é falso?

A manifestação não é inédita. A Comissão de Cultura da Câmara aprovou uma moção de repúdio contra Bolsonaro em 2 de outubro de 2019 (aqui).

O primeiro requerimento de moção de repúdio desde 2001 foi apresentado em 2011 contra a presidente Dilma Rousseff (PT), segundo o Sistema de Informação Legislativa da Câmara. O pedido foi arquivado. Das 23 moções votadas desde então, a primeira aprovada foi contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

As moções contra Lula e Bolsonaro

Motivo contra Bolsonaro: desqualificação de lideranças indígenas. Em sua fala na 74ª Assembleia Geral da ONU, o então presidente afirmou que lideranças indígenas seriam "peça de manobra" de governos estrangeiros e declarou que incêndios na Amazônia faziam parte da cultura (leia a íntegra aqui).

Motivo contra Lula: falta de decoro. A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou a moção contra o atual presidente em 28 de março (aqui). O presidente sugeriu uma suposta "armação" de Sérgio Moro (União Brasil-PR) na deflagração da operação Sequaz da PF, que desarticulou planos do PCC para matar o senador (aqui).

Viralização. A publicação no Instagram, de 29 de março, acumulou 1.532 curtidas e 87 comentários.

O conteúdo também foi checado por Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.


publicidade