Vídeo de festa no Vidigal não foi após indicação de Dino ao STF; é de 2021

É falso que um vídeo mostre uma festa no Vidigal (RJ) após a indicação do ministro Flávio Dino ao STF.

A gravação foi feita em 2021, durante a pandemia de covid-19, antes de Lula (PT) virar presidente e indicar Dino à Corte.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

"A festa continua a toda. A festa começou ontem e continua. Olha, parece faltar espaço de tanta gente [no local]. Ainda tem apresentação de DJ. Olha quanta gente aglomerada. São três andares abarrotados. A gente recebeu muitas mensagens de moradores da comunidade do Vidigal, gente que tentou dormir durante à noite e não conseguiu, dizendo que a música era muito alta e reclamando dessa aglomeração", relata o narrador, que está sobrevoando o apartamento de helicóptero.

O registro foi feita de manhã, segundo a reportagem. "É impressionante a quantidade de pessoas que a gente vê agora de manhã. Essas são imagens ao vivo. São 6h37 da manhã. Três andares de irresponsabilidade, desrespeito. É o terceiro dia seguido de flagrantes. Essa não é a mesma laje que mostramos ontem. O evento hoje é em outra área da comunidade", relata o narrador, que está sobrevoando o apartamento de helicóptero

Por que é falso

Festa aconteceu em fevereiro de 2021, durante a pandemia (veja aqui e aqui). O vídeo original foi localizado por meio da busca reversa do Google (aqui). O evento aconteceu durante o feriado do Carnaval (aqui).

Lula foi eleito em 2022 (aqui). Na época do vídeo, quem era presidente do país era Jair Bolsonaro.

Continua após a publicidade

Dino foi indicado ao STF em 27 de novembro de 2023. A indicação do então ministro da Justiça à Corte (aqui) aconteceu 33 meses depois da festa no Vidigal, confirmando que não há relação entre eles.

Nome de Dino foi aprovado ontem no Senado. A aprovação de Flávio Dino ao Supremo foi feita nesta quarta (13), junto do nome de Paulo Gonet à PGR (aqui).

Viralização. Uma publicação com a desinformação no Instagram, compartilhada no último dia 11, registra mais de 1,6 mil curtidas.

O conteúdo também foi checado pela Reuters (aqui), Aos Fatos (aqui) e Boatos (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Continua após a publicidade
Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

1 comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Antonio de Almeida Lago Filho

Chefe no Centrão está chateado: Dino não… Após anos de idolatria dos lerdaslerdos fracassados, marcados por terraplanismo, antivacina, abandono de familiares e amigos, tentativa de golpe militar, inventar comunismo e anticristianismo, negação de fotos e realidades, disseminação de teorias de conspiração mirabolantes, notícias falsas e manifestações fervorosas nas ruas em devoção a um extremista de extrema-direita, a realidade agora se revela: fracasso, com condenação pela justiça a 8 anos de ineligibilidade. Fatos inquestionáveis. Agora, as perguntas - com foco nelas. Em quem votarão os devotos do idolatrado? Outra pergunta: quem, sinceramente, apoiaria políticos do Centrão? Irão votar no Centrão? Certamente! Eis a realidade dos fatos: votarão no Centrão por ordem do idolatrado. Vergonha! Até que ponto chegam os servos lerdaslerdos do chefe no Centrão ! Irão votar no Centrão. Foco na pergunta. 

Denunciar