Topo

Uma em cada seis cidades mineiras já decretou situação de emergência por causa das chuvas

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

12/01/2012 11h39

Os estragos provocados pela chuva em Minas Gerais fizeram com que 16,07% das 853 cidades mineiras – uma em cada grupo de seis - decretassem situação de emergência nesse novo período chuvoso que se iniciou em outubro do ano passado.

De acordo com boletim da defesa civil estadual, o número de localidades que estabeleceram a condição passou de 127 para 137 municípios, de um total de 192 cidades que foram afetadas pelos temporais. Ao todo, 15 pessoas perderam a vida, três estão desaparecidas e 119 se feriram.

O número de desabrigados passou para 3.145, e os desalojados no Estado totalizam 46.970. Com relação às mortes, 13 ocorreram somente em janeiro deste ano. Nesta semana, três óbitos foram confirmados na cidade de Além Paraíba, localizada na zona da mata de Minas Gerais e distante 380 km de Belo Horizonte.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, um homem de 50 anos, ainda não identificado, morreu soterrado por um deslizamento de terra que atingiu sua casa. Uma criança de 3 anos e a mãe foram arrastadas pela enxurrada. Uma mulher ainda está sendo procurada pelos bombeiros.

Na cidade de Governador Valadares, duas pessoas morreram após o deslizamento de uma encosta na última sexta-feira (6): Nilson Jânio Andrade, 43, e Marlene Pinheiros da Silva estavam em casa quando foram soterrados.

Já Flávio Adão Silva, 24, foi arrastado pela correnteza de um rio em União de Minas. Em Guaraciaba, Edmar João Vila, 23, foi levado pela enxurrada ao tentar atravessar uma rua.

Durante a semana passada morreram em um deslizamento de terra na rodoviária de Ouro Preto os taxistas Juliano Alves, 28, e Denílson Maciel de Araújo, 26. Janilson Aparecido de Moraes, 40, morreu no desabamento de prédio em Belo Horizonte. Maria de Lourdes Estevão Rocha, 78, também foi atingida por deslizamento, em Visconde do Rio Branco.

Em Guidoval foram dois mortos: João Paulo Coelho, 81, foi surpreendido por uma inundação dentro de casa e morreu afogado, e Genésio Cândido Martins Silva, 42, foi levado pela correnteza durante um temporal na cidade.

No final de 2011, morreram o motociclista Admardo Pereira, 43, atingido por um tronco de árvore durante temporal em Reduto, e Poliane Alves de Oliveira, 27, levada pelas águas de um ribeirão em Governador Valadares.

Estão desaparecidas Rita Vieira de Souza, moradora de Santo Antônio do Rio Baixo, e Vanis Silencio Ferreira, de União de Minas, além de Roseli do Nascimento, de além Paraíba. Segundo o órgão, 2.905.383 pessoas tiveram o seu cotidiano afetado de alguma maneira pelo tempo chuvoso.

As dez últimas cidades a decretarem a situação de emergência foram São Brás do Suaçuí, Augusto de Lima, Ijaci, São Miguel do Anta, Pedra do Anta, Senhora de Oliveira, Simão Pereira, Januária, Antônio Prado de Minas e Dom Cavati. As regiões da zona da mata, central e leste de Minas Gerais são as que mais apresentam cidades nessa condição.

Veja abaixo lista completa de municípios mineiros que já decretaram situação de emergência: