Topo

Carro que bateu em ônibus e deixou dois mortos em Guarulhos (SP) avançou semáforo, diz prefeitura

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

02/03/2012 11h06

O motorista do Fox atingido por um ônibus na madrugada desta sexta na vila Palmeiras, em Guarulhos (Grande SP), visualizou o semáforo vermelho a pelo menos oito metros antes de chegar ao cruzamento, mas avançou sem parar. Duas pessoas morreram no acidente –ambos estava no bancos da frente do carro --, e sete se feriram.

A afirmação é o do secretário municipal de Transportes e de Trânsito, Atílio André Pereira, que analisou as imagens do radar presente no cruzamento e as encaminhou ao Instituto de Criminalística. O radar fica na avenida Paulo Faccini, por onde seguia o Fox. O ônibus metropolitano de transporte coletivo trafegava pela avenida Monteiro Lobato. São do veículo os feridos sem gravidade: o motorista, o cobrador e três passageiras. Dois outros rapazes ocupantes do Fox foram encaminhados ao hospital em estado grave.

Segundo o secretário, o caso se assemelha a uma “roleta russa” no trânsito, prática em que o condutor atravessa com o semáforo fechado assumindo o risco pelo ato. Pereira informou, no entanto, que o carro estava praticamente na velocidade permitida na via, que é de 60km/h. a colisão foi registrada às 4h11.

“O radar apontou que o motorista do carro estava a 63km/h . Mas ali não é local ermo, e, mesmo pelo equipamento de fiscalização, nunca fica no amarelo-piscante. Portanto, tinha que parar. E mesmo que ficasse intermitente o semáforo, o motorista tinha que olhar para os lados antes de cruzar”, afirmou.

O espaço de oito metros que o motorista do Fox teria tido para visualizar o sinal foi calculado por técnicos da secretaria a partir do tempo de predominância do vermelho, até a batida, e da velocidade do carro. Sobre a velocidade do ônibus, disse o secretário, só mesmo a perícia é que poderá definir se estava dentro do limite uma vez que não há radar na Monteiro Lobato.

O trânsito no cruzamento deverá ser normalizado, informa a prefeitura, até por volta de meio dia. Com a derrubada de um poste, por conta do acidente, o local está sem luz.