Topo

Após intoxicação, 11 funcionários da CSN recebem alta; empresa investiga causa do acidente

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

08/03/2012 15h57

Os 11 funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) vítimas de uma intoxicação na quarta-feira (7) receberam alta na tarde desta quinta (8) depois de uma bateria de exames clínicos no hospital Vita, em Volta Redonda (RJ), na região sul fluminense.

Os médicos constataram que o gás inalado pelos operários não provocou consequências mais graves e eles foram liberados. As vítimas trabalham nas áreas de manutenção, utilidades e bombeiros.

Segundo a CSN, ao todo, 12 funcionários inalaram um gás que vazou da tubulação interna que abastece o alto-forno (equipamento de fundição do minério de ferro) número três da usina Presidente Vargas, em Volta Redonda. Um dos operários já tinha sido liberado pelos médicos após o atendimento emergencial.

A assessoria da empresa confirmou que uma sindicância já foi aberta pelo departamento de segurança do trabalho para apurar as circunstâncias do caso. Porém, ainda não é possível prever quanto tempo durará a investigação, de acordo com a companhia.

Dos 12 operários que inalaram o gás, dez estavam executando tarefas de manutenção na estrutura do alto-forno. Dois bombeiros que foram ao local para tentar socorrer os colegas também acabaram sendo intoxicados.

Em 2009, um incidente no mesmo equipamento assustou os moradores da cidade, mas não deixou vítimas. No entanto, o acionamento de um dispositivo de segurança emitiu uma nuvem de fuligem no centro de Volta Redonda.