Topo

Jovem é resgatado consciente após despencar por 200 metros em trilha na Serra Gaúcha

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

19/03/2012 16h09

Um homem de 26 anos foi resgatado, no início da noite desse domingo (18), depois de despencar por 200 metros e passar cerca de seis horas preso a uma árvore, próximo a um precipício, no interior do Rio Grande do Sul.

A localidade, conhecida como Ninho das Águias, em Nova Petrópolis (93 km de Porto Alegre), na serra, é local de prática de voo livre.

Luiz Carlos Paz fazia uma trilha com um amigo quando escorregou e rolou por um barranco. Ele parou só quando ficou preso nos galhos de uma árvore, que interrompeu a trajetória do seu corpo, às margens de uma queda livre de mais dez metros.

Os bombeiros voluntários da cidade foram chamados, porém o resgate só pode ser feito por rapel. Treze homens auxiliaram no salvamento. “A árvore salvou a vida dele. Ele ficou sentado, acavalado num galho”, informou o bombeiro Rogério Maciel.

Morador de Caxias do Sul, também na serra gaúcha, Paz foi retirado da mata com ferimentos leves e consciente. Ele foi hospitalizado na cidade vizinha de Gramado, mas liberado ainda na noite de domingo.

Conforme o bombeiro Marcelo Deutler, na região o mais comum são acidentes com parapente. “Às vezes o pessoal cai de paraquedas, mas o que aconteceu ontem é muito difícil de se ver.”