Topo

Prefeitura decreta luto oficial de 3 dias após tragédia com ônibus escolar no RJ

O motorista do ônibus teria tentado desviar de um animal e perdeu o controle do veículo, batendo na caçamba do caminhão - Pablo Jacob/Agência O Globo
O motorista do ônibus teria tentado desviar de um animal e perdeu o controle do veículo, batendo na caçamba do caminhão Imagem: Pablo Jacob/Agência O Globo

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

12/06/2013 12h31

A Prefeitura de Silva Jardim decretou luto oficial de três dias após duas crianças morrerem em uma colisão entre um ônibus escolar e um caminhão, na manhã desta quarta-feira (12), em Silva Jardim, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro. O acidente deixou ainda outras 21 pessoas feridas, das quais três adultos e 18 crianças e adolescentes. As vítimas fatais foram identificadas como Jeferson Quintanilha, 12, e Jonatas Quintanilha, 13, segundo a assessoria do órgão municipal.

O acidente ocorreu por volta das 6h30 na altura do quilômetro 5 da rodovia RJ-140, na localidade do Boqueirão. As primeiras informações são de que o motorista do ônibus, identificado apenas como Carlos André, teria tentado desviar de um animal e perdeu o controle do veículo, batendo na caçamba do caminhão, que estava vazia.

De acordo com a prefeitura, o motorista é um antigo funcionário da Secretaria Municipal de Transportes, e fazia o mesmo trajeto --que tem cerca de cinco quilômetros-- diariamente. O ônibus transportava os estudantes do Centro Educacional Adail Maria Tinoco, no bairro Lucilândia, onde ele estão matriculados, para a escola Professora Vera Lúcia Pereira Coelho, no centro.

Como o Adail Maria Tinoco foi interditado no começo deste ano por conta de rachaduras, a escola funcionava provisoriamente no prédio da escola Professora Vera Lúcia Pereira Coelho. A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas nos dois colégios.

Segundo o Corpo de Bombeiros, homens do Quartel de Casimiro de Abreu, município que faz limite com Silva Jardim, foram acionados para prestar socorro às vítimas do acidente no início da manhã. O delegado Juaraci Rodrigues Cardoso Vieira, da 120ª DP (Silva Jardim), informou que a perícia está sendo realizada no local.

De acordo com a Polícia Militar, as duas vítimas fatais morreram no local e, às 11h15, os corpos ainda estavam presos às ferragens. Os feridos foram socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levados para a Policlínica Municipal Doutor Agnaldo, além do hospital de Araruama e do hospital Darci Vargas, em Rio Bonito.

Um dos adolescentes, de 13 anos, teve traumatismo craniano e um outro, de 15 anos, teve traumatismo abdominal. O estado deles é grave.

A RJ-140 possui 75 km de extensão e liga Arraial do Cabo a Silva Jardim, cortando municípios da Região dos Lagos. A rodovia é administrada pela DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro), do Governo do Estado. (Com Band e Agência Brasil)