Topo

Procon do Rio apreende escargot fora da validade em restaurante de luxo no Leblon

7.ago.2013 - Procon do Rio de Janeiro apreende escargot fora da validade em restaurante de luxo no Leblon - Divulgação/Procon
7.ago.2013 - Procon do Rio de Janeiro apreende escargot fora da validade em restaurante de luxo no Leblon Imagem: Divulgação/Procon

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

07/08/2013 13h21

Fiscais do Procon (Autarquia de Proteção de Defesa do Consumidor) do Estado do Rio de Janeiro flagraram alimentos vencidos e fora do padrão de consumo em três dos restaurantes mais caros e requintados da capital fluminense. A blitz foi realizada nesta quarta-feira (7).

A ação, que ganhou o nome de "Ratatouille" (em alusão ao filme cujo personagem principal é um rato que vira cozinheiro), apreendeu cinco quilos de escargot vencido há mais de um ano no restaurante Antiquarius, no Leblon, área nobre da zona sul carioca. O prato é um dos mais caros da casa, segundo o Procon, com valor de R$ 174.

A situação do Antiquarius foi considerada mais grave: no total, foram encontrados 25 quilos de produtos fora da validade. Além do escargot, foram apreendidos alimentos como endívia, dobradinha e presunto.

VOCÊ LEMBRA?

Procon-RJ/Divulgação
Em fevereiro deste ano, o Procon-RJ encontrou cinco caixas de produtos vencidos na cozinha do luxuoso hotel Copacabana Palace, em Copacabana, na zona sul da cidade. Segundo o órgão, o Copacabana Palace é reincidente. Em maio de 2008, o governo aplicou uma multa ao hotel após uma vistoria de rotina

Em nota, o Antiquarius informou que as medidas corretivas já foram executadas, em sintonia com as recomendações dos órgãos de saúde pública, que visitam o estabelecimento semanal ou mensalmente.

A casa informou que seu critério é descartar os produtos dias antes do vencimento. Sobre o a carga apreendida de escargot, o restaurante informou que o prato está fora do cardápio há anos e que há um prato preparado com manteiga de escargot, adquirida já pronta. O estabelecimento afirmou ainda que os demais produtos são descartados dias antes de vencer.

Ipanema

Já em Ipanema, também na zona sul, os fiscais autuaram o Satyricon, onde foram encontrados 3,8 quilos de produtos fora da validade: presunto, queijos, picles e temperos. No mesmo restaurante foram recolhidos 2,1 quilos de atum e legumes sem informações sobre o prazo de validade.

O Esplanada Grill, por sua vez, também em Ipanema, teve 5,3 quilos de alimentos apreendidos, tais como peixes defumados, palmitos, molho de camarão e temperos vencidos. Também foram recolhidos no local 3 quilos de batatas e filés de carne que não apresentavam informações sobre com as datas apropriadas para o consumo.

De acordo com o restaurante Satyricon, os produtos encontrados com data fora da validade deveriam ser descartados no dia anterior da inspeção do Procon, dia que venceram os alimentos. A falha foi de funcionários e o estabelecimento informou que o setor se reúne nesta quarta-feira (7) para identificar o motivo do problema.

Os Esplanada Grill não se manifestou até a publicação deste texto.

Flamengo

No Flamengo, outro bairro da zona sul, o restaurante autuado foi o Alcaparra, no qual foram encontrados 38 latas de refrigerantes vencidos, além de 7,5 quilos de alimentos como kani-kama (bastão de carne de peixe) --vencidos em outubro do ano passado--, mortadela, queijo provolone e capeletti.

Agentes do Procon também recolheram 500 gramas de cogumelos que não apresentavam data de validade.

Em nota, o Alcaparra afirmou que vai averiguar internamente o que aconteceu. O estabelecimento disse ainda a casa mantém um "rígido controle de qualidade".