Topo

Governador de Santa Catarina diz que "situação é grave" em cidade tomada por fumaça

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

25/09/2013 16h31

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), disse, nesta quarta-feira (25) , em São Francisco do Sul (189 km de Florianópolis), onde uma fumaça sai de um depósito de fertilizantes desde a madrugada, que "a situação é grave". "Mas estabelecemos regras para proteger a população, sem alarmismos", disse o governador.

Ele disse que "os técnicos [da Defesa Civil e Bombeiros] estão ainda tentando debelar a fumaça, um perímetro de 2 km do depósito [onde está o fertilizante que solta a fumaça] foi criado".

Ele afirmou que "apesar disso nenhum dos bombeiros que está trabalhando no depósito [de onde parte a fumaça] sofreu mais do que uma pequena irritação na garganta". "O pessoal está bem protegido", disse Colombo.

O prefeito Luiz Roberto de Oliveira (PT) disse que decretou situação emergência ambiental na cidade. Tropas do Exército do quartel de Joinville e da Polícia Militar reforçaram o policiamento na área evacuada para proteger o patrimônio das pessoas que fugiram da fumaça.

Vídeo publicado na internet mostra coluna de fumaça em SC

O prefeito afirmou ainda que apesar das garantias da Defesa Civil de que a fumaça não é perigosa, ele ainda não recomenda aos moradores que voltem. "Vamos esperar baixar a fumaça."