Topo

Curitiba é a capital mais bem colocada em ranking de saneamento; Macapá, a pior

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

01/10/2013 17h15

De 26 das 27 capitais brasileiras presentes nos cem maiores municípios do país –a exceção é Palmas, no Tocantins --, Curitiba, no Paraná, é a que tem hoje melhores condições de saneamento básico segundo o ranking divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Trata Brasil, de São Paulo.

Segundo o levantamento, a capital que tem pior colocação no grupo é Macapá, no Amapá. Os dados se baseiam nos números mais recentes do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico), de 2011, publicados neste ano pelo Ministério das Cidades.

De acordo com o ranking, Curitiba liderou graças a indicadores como 100% de população com água tratada, 95,5% com coleta de esgotos e 87,2% de proporção entre esgoto tratado por água consumida. Na lista geral, Curitiba ocupa a 10ª posição. Em Macapá, por outro lado, esses percentuais ficaram, respectivamente, em 40,9%, 6,1% e 6,1%, dando à capital a 98ª colocação entre todos os cem municípios avaliados.

Clique na imagem e confira o Índice de Desenvolvimento Humano da sua cidade

  • Arte/UOL

O índice de perdas de água das duas capitais também variou significativamente: enquanto entre os curitibanos ficou em 32,2%, em Macapá esse número mais do que dobrou, ficando em 75,9%. Foi o maior índice de perda de água anotado, dentre todas as capitais.

Por perda de água o estudo considera não apenas furto ou roubo mas também investimentos que não são cobrados, vazamentos e falta de medição e de hidrômetros. É um indicador que, para o instituto, diz respeito diretamente à eficiência dos serviços.

Outras capitais

Conheça a cidade com o pior IDH do Brasil

Entre as dez capitais mais bem colocadas no ranking dos 100 maiores municípios, depois de Curitiba, aparecem Brasília (15º lugar), Belo Horizonte (19º), São Paulo (23º), Vitória (30º), Goiânia (32º), Florianópolis (33º), Salvador (34º), Porto Alegre (38º) e Fortaleza (43º).

Já entre as dez piores capitais no ranking, depois de Macapá, estão Belém (96º), Porto Velho (95º), São Luís (93º), Teresina (92º), Rio Branco (83º), Cuiabá (80º), Maceió (79º), Natal (75º), Manaus (72º) e Recife (69).