Topo

Manifestantes protestam em frente à casa de Haddad e na avenida Paulista contra reajuste do IPTU

Manifestantes bloquearam os dois sentidos da avenida Paulista, nas imediações do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na área central da capital, contra o reajuste do IPTU - Dario Oliveira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Manifestantes bloquearam os dois sentidos da avenida Paulista, nas imediações do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na área central da capital, contra o reajuste do IPTU Imagem: Dario Oliveira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

31/10/2013 20h26Atualizada em 31/10/2013 22h36

Manifestantes protestaram na noite desta quinta-feira (31) na avenida Paulista, na área central de São Paulo, contra o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Leia mais

  • Joel Silva/Folhapress

    Prefeitura de SP não sabe para onde vai mais da metade do IPTU pago pelo contribuinte

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 150 pessoas participaram do ato. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), eles bloquearam a avenida Paulista, no sentido Consolação, até as 22h30.

Mais cedo, o grupo se concentrou no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e, por volta das 20h, interditou os dois sentidos da via.

Depois eles seguiram em direção à rua Afonso de Freitas, na Vila Mariana, na zona sul da capital, onde mora o prefeito Fernando Haddad (PT).

Na última terça-feira (29), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em definitivo e com uma votação apertada, o projeto de lei que estabelece reajuste de até 20% no IPTU para residências e até 35% para comércio e indústria em 2014. A partir de 2015, os aumentos serão de no máximo 10% e 15%, respectivamente.
 
Segundo a proposta, os bairros da Sé, na área central, Vila Mariana, na zona sul, e Alto de Pinheiros, na zona oeste, terão o maior aumento médio (19,8%). Ainda de acordo com o texto aprovado pelos vereadores, 25 bairros paulistanos vão ter redução no imposto de até 12,1%. O texto segue para sanção do prefeito Fernando Haddad (PT).