Topo

Incêndio atinge Memorial da América Latina, em SP, e fere nove bombeiros; fogo é controlado

Fumaça resultante do incêndio que atinge o Memorial da América Latina; clique e veja a imagem ampliada - William Volcov/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
Fumaça resultante do incêndio que atinge o Memorial da América Latina; clique e veja a imagem ampliada Imagem: William Volcov/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

29/11/2013 16h23Atualizada em 29/11/2013 20h25

Um incêndio de grandes proporções atingiu o auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, espaço cultural público situado na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (29). O Corpo de Bombeiros foi avisado do incêndio às 14h56. Por volta de 20h20, a corporação informou pelo Twitter que o fogo havia sido controlado. 

Veja imagens do incêndio

Segundo o major da Polícia Militar Mauro Lopes, que está no local, oito bombeiros militares e um bombeiro civil, que trabalha no Memorial, se feriram no momento em que tentavam combater as chamas. Dois bombeiros militares sofreram queimaduras nas vias aéreas, mas não correm risco de morrer.  Ambos foram submetidos a uma broncoscopia --exame para diagnosticar danos no pulmão.

Os seis bombeiros militares restantes se intoxicaram com a fumaça do incêndio. O bombeiro civil sofreu uma queimadura na orelha. Todos foram levados ao pronto-socorro do Hospital das Clinicas. Nenhum civil se feriu. 

Os bombeiros que se intoxicaram com a fumaça foram atendidos no local por equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que montou um posto no memorial para atender as vítimas leves. 

Ao todo 55 carros e caminhões  dos Bombeiros e mais de cem homens foram enviados ao memorial. O helicóptero Águia 21 ajudou a combater as chamas. 

LOCAL DO INCÊNDIO

  • Arte UOL

    O espaço atingido pelo incêndio foi o auditório Simón Bolívar, um dos ambientes do Memorial da América Latina, espaço cultural situado na Barra Funda, zona oeste da capital

Segundo a assessoria de imprensa do memorial, não havia funcionários no espaço no momento do incêndio. A assessoria informou que um curto-circuito atingiu a rede elétrica do auditório, que é o principal do memorial e tem 1.600 lugares. O fogo atingiu a plateia B do auditório.

A assessoria de imprensa, que fica em um prédio próximo ao auditório, afirma que a parte administrativa do memorial ficou sem energia elétrica desde o início da tarde, assim como outros estabelecimentos da região. O auditório Simon Bolívar, entretanto, estava sendo abastecido com a energia de um gerador.

A única peça do acervo do memorial localizada na parte atingida pelo incêndio é um painel de tapeçaria feito pela artista plástica Tomie Ohtake a pedido do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou o memorial.

Trânsito, metrô e trens

O memorial fica ao lado da estação Barra Funda do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Tanto o Metrô quanto a CPTM informaram que o incêndio não afetou a circulação dos trens.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda aos motoristas que evitem circular pela região do Memorial da América Latina. O cruzamento da avenida Senador Auro Soares de Moura Andrade com a alameda Olga está bloqueado. O desvio para quem vai no sentido Lapa é feito pela Alameda Olga, rua Tagipuru e avenida Francisco Matarazzo.

Espaço projetado por Niemeyer

O Memorial da América Latina pertence ao governo do Estado de São Paulo e foi inaugurado em 1989. O espaço tem 84,5 mil m² e foi projetado por Oscar Niemeyer, morto em dezembro de 2012.

O espaço é dedicado a manifestações artísticas e científicas ligadas à identidade latino-americana. O conceito foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.