Topo

Chuva em SP causa alagamentos, granizo e interrupção de trens; falta de luz atinge bairro da Pompeia

Jovem anda em trecho tomado por alagamento na rua Frederico Steidel, em Santa Cecília (zona oeste de São Paulo), durante o temporal que atingiu a capital na tarde desta sexta-feira (24) - Danilo Verpa/Folhapress
Jovem anda em trecho tomado por alagamento na rua Frederico Steidel, em Santa Cecília (zona oeste de São Paulo), durante o temporal que atingiu a capital na tarde desta sexta-feira (24) Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

24/01/2014 16h26Atualizada em 24/01/2014 19h15

Em atenção desde por volta das 16h desta sexta-feira (24) por causa da chuva, a cidade de São Paulo registra 18 pontos de alagamento, queda de granizo na zona leste e  ao menos 177 km de lentidão no trânsito. Há 54 semáforos com defeito. Dos 18 pontos de alagamento, ao menos nove são intransitáveis.

Moradores do bairro da Pompeia reclamam de falta de luz em algumas áreas. A Eletropaulo, concessionária de energia, confirmou que há ocorrências pontuais, inclusive em outros bairros.

As regiões de Ipiranga e São Miguel Paulista estão em estado de alerta por conta do transbordamento do córrego Ipiranga e rio Tietê, respectivamente.

A linha 12 - Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está parada desde por volta das 16h40. A CPTM informou que acionou o Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) para auxiliar no transporte de usuários. Cinquenta ônibus foram disponibilizados gratuitamente para atender o trecho entre as estações Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista da 

Com a chuva, o aeroporto de Congonhas (zona sul) chegou a fechar para pousos e decolagens por 30 minutos, por volta das 17h.

A zona leste é a parte da cidade mais atingida pelo temporal, principalmente os bairros de Ermelino Matarazzo, Penha, São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Na Mooca, há três pontos de alagamento considerados intransitáveis.

Na Lapa, zona oeste paulistana, a Avenida Francisco Matarazzo e a Rua Turiassu também têm o tráfego interrompido por inundações. Na zona sul há a possibilidade de queda de granizo nos bairros do Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga. 

Chuvas causam desabamento e deixa moradores  ilhados

Este é o terceiro dia consecutivo de fortes chuvas no Estado.

Nesta quinta-feira (23), o temporal causou um desabamento, pontos de alagamento intransitáveis, semáforos quebrados e problemas na circulação de trens.

Alguns passageiros ficaram presos nos vagões da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)  entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart e, desesperados, chegaram a quebrar os vidros.

Em Cidade Ademar, na zona sul, parte de uma casa desabou, deixando ao menos cinco pessoas feridas, todas da mesma família. Duas das vítimas receberam atendimento do Corpo de Bombeiros no local. As cinco pessoas que estavam na casa foram retiradas por socorristas, com a ajuda de vizinhos. Não há informações sobre o estado das vítimas. 

No Mesmo bairro, um ônibus ficou preso na enchente na rua Antonio de Pinho de Azevedo e os passageiros tiveram de ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros. Em várias regiões da capital, moradores ficaram ilhados.

À noite, após alagamentos provocados pela chuva em São Paulo, houve geraram protestos em vários pontos da região do Campo Limpo, na zona sul, e também em Itaquera, na zona leste, durante a noite. (Com Agência Brasil)