Topo

Nível de água do Sistema Cantareira cai novamente em SP

Do UOL, em São Paulo

10/03/2014 11h44

O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo e a região de Campinas, voltou a cair nesta segunda-feira (10). De acordo com a medição da Sabesp, o índice de armazenamento de água caiu dos 16,1% verificados ontem para 16%.

Colabore

  • Dicas de como economizar água

  • Calcule o quanto você gasta no banho

  • Você sabe economizar água?

O índice mais baixo da história foi registrado na última sexta-feira (7), quando chegou a 15,8%. Depois, as chuvas fizeram com que o índice subisse no sábado e no domingo.

Na Grande São Paulo, o Cantareira abastece quase 9 milhões de pessoas. Mas a partir de hoje, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) deve seguir determinação da ANA (Agência Nacional de Águas) e do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e reduzir a captação de água do sistema.

Para evitar um racionamento, a Sabesp começou a remanejar água dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga para abastecer áreas normalmente atendidas pelo Cantareira.

O nível do Alto Tietê está em 38,3% e manteve-se estável de ontem para hoje. O índice do Guarapiranga subiu de 70,6% no domingo para 71% nesta segunda.

A ANA e do DAEE recomendaram que a captação de água do Cantareira se limite a 27,9 metros cúbicos por segundo na Grande São Paulo e a 3 metros cúbicos por segundo na região de Campinas.

A redução para a Grande São Paulo representa 10% na comparação com o limite máximo previsto, que é de 31 metros cúbicos por segundo.