Topo

Idoso morre afogado em casa invadida por enchente em Curitiba

O parque Barigui ficou alagado após forte chuva que desde essa sexta-feira (6) atinge Curitiba - Gisele Pimenta/Frame/ Estadão Conteúdo
O parque Barigui ficou alagado após forte chuva que desde essa sexta-feira (6) atinge Curitiba Imagem: Gisele Pimenta/Frame/ Estadão Conteúdo

Osny Tavares

Do UOL, em Curitiba

07/06/2014 14h01

Um idoso morreu afogado em casa durante uma enchente na madrugada deste sábado (7) no bairro Cidade Industrial, em Curitiba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o idoso, que tinha 78 anos e sofria problemas de saúde, não conseguiu fugir da correnteza quando a água invadiu sua residência. É a primeira morte confirmada em virtude das chuvas que alagaram diversos pontos da cidade nesta madrugada.

A região Sul foi a mais atingida, com pontos de alagamento nos bairros Cidade Industrial, Boqueirão, Fazendinha e Uberaba. Moradores da Cidade Industrial começaram um protesto por volta das 10h30, fechando a avenida Juscelino Kubitscheck, o trecho urbano da rodovia BR-376. Os manifestantes fizeram uma barricada e queimaram pneus na pista. Por volta das 12h, o congestionamento era de cinco quilômetros em ambos os sentidos da pista.

Também há registro de protestos na rua Cid Campelo, na Cidade Industrial, e na rua das Carmelitas, no Hauer, que foi fechada por cerca de cem manifestantes.

A BR-376 alagou durante a madrugada, assim como diversas vilas do entorno pertencentes à Cidade Industrial. Em ruas próximas ao rio Barigui a água chegou a subir 1,5 metro. Moradores se refugiaram no telhado enquanto aguardavam o socorro dos Bombeiros. O lago do parque Barigui transbordou, alagando o local.

No bairro Uberaba, o canal do rio Belém subiu, alagando várias casas. Os moradores foram retirados em botes da Defesa Civil. Cerca de 400 pessoas foram afetadas nessa região. Parte do Bairro Alto também alagou por causa da cheia do rio Atuba.

Como a chuva não foi acompanhada por vento, a rede elétrica não foi atingida, informou a Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica). Houve, no entanto, casos pontuais de postes e residências afetadas.

Atendimento

Equipes da Fundação de Ação Social da Prefeitura de Curitiba prepararam abrigos para receber os desabrigados em Centros de Referência de Assistência Social e escolas da região Sul. Moradores que necessitam de ajudam podem entrar em contato pelo telefone 156.

"A chuva muito intensa das últimas oito horas fez com que algumas áreas de Curitiba ficassem no limite e famílias estão sofrendo com alagamentos. Já definimos alguns locais para receber as pessoas que possam vir a ficar desabrigadas, e os técnicos da Defesa Civil estão atentos para garantir toda a assistência necessária a essas famílias", disse o prefeito Gustavo Fruet, por meio da agência de notícias da prefeitura.

A Defesa Civil classificou a situação como crítica. De acordo com o Instituto Simepar, choveu 93 mm nas últimas horas em Curitiba, um volume próximo à média para todo o mês de junho, que é de 98 mm. O Simepar prevê mais chuva para este sábado, podendo chegar a 150 mm até o final do dia.

Interior

Outras regiões do Paraná foram atingidas. No norte do Estado, as cidade de Rolândia,  Astorga, São João do Ivaí, Manoel Ribas e Abatiá registram transtornos. Nos Campos Gerais, foram afetadas Ponta Grossa, Guarapuava, Ortigueira e Telêmaco Borba. A BR-277 está interditada no km 308, região da Serra da Esperança.