Topo

Deslizamento de terra em Natal soterra carro de turistas chilenos

Um carro ficou soterrado na madrugada desta quinta-feira (19), após um novo deslizamento de terra na avenida Governador Silvio Pedroza, na região entre Areia Preta e Mãe Luiza, na zona Leste de Natal - Léo Carioca/Futura Press/Estadão Conteúdo
Um carro ficou soterrado na madrugada desta quinta-feira (19), após um novo deslizamento de terra na avenida Governador Silvio Pedroza, na região entre Areia Preta e Mãe Luiza, na zona Leste de Natal Imagem: Léo Carioca/Futura Press/Estadão Conteúdo

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

19/06/2014 13h08

O morro do bairro Mãe Luiza, zona Leste de Natal, voltou sofrer deslizamento nesta quinta-feira (19) devido às chuvas intensas ocorridas nesta madrugada.

Dois carros furaram o bloqueio da avenida Governador Silvio Pedroza, mais conhecida como Via Costeira, que está interditada desde a última segunda-feira (16) e ficaram parcialmente soterrados.

Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro turistas chilenos ficaram presos dentro de um carro dos carros, um Siena de cor prata, que pertence a uma locadora de veículos. Os turistas foram retirados pelas janelas do carro e escaparam ilesos.

O veículo só foi retirado no fim desta manhã com um auxílio de máquinas retroescavadeiras e um guincho.

Além das chuvas, contribuiu para o deslizamento o rompimento de uma tubulação de drenagem e esgotamento sanitário da Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte), que destruiu a escadaria que liga a rua Guanabara à praia de Areia Preta, no último fim de semana.

Uma cratera se abriu e provocou deslizamento de terra até a avenida Silvio Pedroza. A cratera engoliu 20 imóveis, interditou dois prédios e 80 casas e deixou cem famílias desabrigadas.

Moradores do bairro Mãe Luiza bloquearam a a avenida João XXIII e pedem que a Defesa Civil avalie novos imóveis que podem ter ficado com as estruturas comprometidas depois do novo deslizamento de terra do morro. Segundo a PM (Polícia Militar), cerca de 30 pessoas usam pneus para bloquear a via.

Por conta da interdição de parte da Via Costeira, o trajeto mais indicado para quem está na zona leste e segue para a zona sul, ou vice-versa, é transitar pela avenida Engenheiro Roberto Freire e BR-101.

Gerente de locadora reclama de falta de sinalização

Henrique Alves, gerente da locadora utilizada pelos turistas chilenos, reclamou que o trecho interditado da avenida Governador Silvio Pedroza não tem sinalização suficiente para mostrar o risco de transitar pelo local, e os clientes acabaram seguindo, quando foram surpreendidos pela lama.

O bloqueio da Via Costeira é feito com cones, mas não há placas que avisam sobre a interdição. A Via Costeira é a principal via de ligação entre as zonas leste e sul da capital potiguar.

A Defesa Civil de Natal informou que técnicos vão percorrer o morro ainda hoje para avaliar novos imóveis que estão próximos à área de risco de deslizamento de terra.

O prefeito Carlos Eduardo (PDT) chegou a anunciar no Twitter que a Via Costeira estaria liberada nesta quinta-feira, mas depois do novo deslizamento do morro, a avenida continua bloqueada.