Topo

Morro em Natal volta a ceder após temporal, e lama invade orla

Lama invade a Via Costeira, em Natal - Divulgação/Via Certa Natal
Lama invade a Via Costeira, em Natal Imagem: Divulgação/Via Certa Natal

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

09/09/2014 10h29Atualizada em 09/09/2014 17h43

Em obras há quase dois meses, o morro de Mãe Luiza, localizado na zona leste de Natal (RN), voltou a sofrer deslizamento de terra nesta terça-feira (9) após as fortes chuvas registradas nas últimas 24 horas. A quantidade de lama que desceu do morro obrigou a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Natal a interditar a Via Costeira, uma das principais ruas de acesso ao bairro de Ponta Negra, famoso pelo ponto turístico morro do Careca e onde fica a maioria dos hotéis da capital.

Segundo a Defesa Civil Municipal, 196 pontos de alagamentos foram durante a manhã na cidade.

Por conta da interdição, o motorista que vai à zona sul pela praia do Meio deve seguir pela avenida Ladeira do Sol. Quem vem de Ponta Negra pela Via Costeira para a zona leste, deve pegar a avenida João XXII, em Mãe Luiza.

O local já havia registrado deslizamento entre os dias 12 e 15 de junho. Na ocasião, 37 casas desabaram, e 109 foram interditadas. Desta vez nenhum imóvel sofreu danos graves. 

Chuva em Natal - Divulgação/Via Certa Natal - Divulgação/Via Certa Natal
Chuva atinge Natal e provoca novo deslizamento no morro de Mãe Luiza
Imagem: Divulgação/Via Certa Natal

Ainda nesta terça-feira, por volta das 9h30, parte de uma escadaria no bairro de Ponta Negra, na zona sul de Natal, também desabou. ]

A escadaria liga a rua do Rio à avenida Erivan França. Devido ao deslizamento, dois postes caíram e três casas na rua do Fogo foram isoladas pela Defesa Civil. Em nenhum dos incidentes houve vítimas.

A Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) informou que choveu em 24 horas a quantidade esperada para o mês de setembro todo. Foram 55 mm de chuva.

A previsão é de chuva nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11). A temperatura deve oscilar entre 28ºC e 23ºC nesta terça-feira.