Topo

Após alta repentina, lentidão em SP despenca a 3 km antes de jogo do Brasil

No gráfico da CET, a linha azul mostra a evolução da lentidão nesta segunda-feira; as linhas vermelha e verde são, respectivamente, as médias históricas superior e inferior - Reprodução/CET
No gráfico da CET, a linha azul mostra a evolução da lentidão nesta segunda-feira; as linhas vermelha e verde são, respectivamente, as médias históricas superior e inferior Imagem: Reprodução/CET

Do UOL, em São Paulo

23/06/2014 13h59Atualizada em 23/06/2014 16h33

Após sofrer uma piora repentina depois de 12h30, o trânsito na capital paulista melhorou na tarde desta segunda-feira (23), a poucas horas da partida entre o Brasil e Camarões, em Brasília. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 16h30, havia apenas 3 km de lentidão em São Paulo. A lentidão está abaixo dentro da média histórica para o horário, que é de 35 a 69 km. 

Às 14h, a lentidão alcançou o maior índice do dia, com 92 km de vias congestionadas. Até 12h30, o trânsito permaneceu bem abaixo da média. Na maior parte da manhã, praticamente não houve filas na capital paulista. A CET monitora cerca de 6% da malha viária da capital.

De acordo com a CET, não há registro de filas nas vias próximas ao Itaquerão, na zona leste, onde as seleções da Holanda e do Chile se enfrentaram pela terceira rodada da Copa do Mundo. 

Na última terça-feira (17), quando o Brasil enfrentou o México em Fortaleza, a cidade chegou a registrar mais de 300 km de lentidão no início da tarde. Após o início da partida, às 16h, várias avenidas da capital ainda estavam congestionadas. 

Rodízio ampliado

Para evitar um novo caos, o prefeito Fernando Haddad (PT) encaminhou um projeto à Câmara Municipal para que ele pudesse decretar feriado em dias de jogos do Brasil. Os vereadores, no entanto, rejeitaram a proposta. 

A Prefeitura, no entanto, decretou ponto facultativo e liberou os servidores públicos municipais. Outra medida foi ampliar o horário do rodízio. Nesta segunda, carros com placas 1 e 2 não poderão circular no centro expandido das 7h às 20h --em dias normais o rodízio é implantado das 7h às 10h e das 17h às 20h). A multa para o infrator é de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.

A administração também pediu às empresas e estabelecimentos comerciais que escalonem os horários dos funcionários para reduzir o impacto no trânsito e no transporte público.