Topo

Homem é preso após destruir imagens de santos em igreja de Minas Gerais

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

17/07/2014 13h49

Um jovem de 20 anos foi preso acusado de ter quebrado todas as imagens de santos existentes dentro da igreja de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, localizada na cidade de Sacramento (453 km de Belo Horizonte), na quarta-feira (16). A escultura da padroeira da cidade, tombada como patrimônio histórico desde 2000, também foi danificada.

Segundo o comandante da companhia da PM da localidade, capitão Maurício Giovanni Ferreira Batista, o suspeito, que foi preso em flagrante, teria afirmado ser protestante e, por esse motivo, não gostaria de imagens de santos. “Ele alegou que era protestante e que por isso não era simpatizante nem adepto de imagens”, afirmou o oficial.

Batista disse ainda que estão sendo feitas diligências para tentar localizar o paradeiro de um segundo suspeito de ter participado do ataque. O jovem foi encaminhado ao presídio da cidade e está à disposição da Justiça. O caso foi repassado para a Polícia Civil do município. O UOL não conseguiu identificar nenhum advogado que se apresentasse como defensor do rapaz.

“Ele é natural do Estado do Rio de Janeiro, mas reside em Uberlândia (557 km de Belo Horizonte), mas não explicou o que fazia na cidade. Disse apenas que é polidor de carros”, explicou. 

Conforme o pároco responsável pela igreja, ela fica aberta o dia inteiro para o acesso dos fiéis que, conforme o religioso, estão desolados com o ato. “A cidade é muito religiosa. Os fiéis estão na rua, parados, perplexos. A igreja está fechada, mas rodeada de fiéis que choram, que rezam, tentam achar uma explicação pelo que aconteceu”, afirmou o padre Sérgio Márcio de Oliveira.  

"Ele entrou na igreja, que fica aberta o dia todo para as orações dos fiéis, e quebrou todas as dez imagens da igreja. Entre elas, a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, que é a padroeira da cidade”, disse o responsável pela igreja, que não soube dizer quem era o artista que confeccionou a obra. De acordo com decreto municipal que tombou a peça, a imagem data da primeira metade do século 19.

“Quando o pessoal percebeu que tinha algo estranho ocorrendo, acionou a polícia, mas ele já tinha quebrado todas as imagens e dois vitrais. Ele pegou um pedaço de uma cadeira que foi quebrada e saiu quebrando tudo. A maioria das imagens é de gesso, creio que não vai dar para recuperá-las”, afirmou.

Padroeira seria levada para Roma

O padre Sérgio Oliveira afirmou que aguarda especialistas do Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) para que seja feita uma análise da imagem da padroeira da cidade para checar a possibilidade de restauro.

“É uma imagem histórica, ela é única no mundo e de valor incalculável. Ela é tomada pelo Patrimônio Histórico Municipal. Além disso, em maio deste ano, ela recebeu um decreto de coroação dado pelo papa (Francisco)”, afirmou. “O papa determina que ela seja coroada como rainha. Ela se torna uma imagem com reconhecimento pontifício.”

Conforme Oliveira, quando acontece esse tipo de decreto, um cardeal é designado pelo papa para ir ao local onde está a imagem para concretizar o ato. “Nós pedimos ao Papa que, em vez de mandar o cardeal para cá, nós queríamos levar a imagem para Roma. Estávamos aguardando a resposta desse pedido”, declarou.