Topo

Rei da cachaça é preso em MG acusado de estupro e tentativa de homicídio

Antonio Rodrigues, dono da cachaçaria Seleta - Divulgação
Antonio Rodrigues, dono da cachaçaria Seleta Imagem: Divulgação

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

13/08/2014 07h56

O empresário Antônio Eustáquio Rodrigues, o Toni Rodrigues, 64, maior produtor de cachaça artesanal do país, e proprietário das marcas Seleta e Boazinha, foi preso nesta terça-feira (12), em Salinas (671 km de Belo Horizonte), suspeito de tentativa de homicídio, pedofilia e estupro de dois adolescentes.

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, Rodrigues está preso na delegacia de Montes Claros (426 km da capital). Ainda de acordo com a polícia, as vítimas de violência sexual são um menino de 14 anos e uma garota de 15, moradores da periferia de Salinas. A polícia diz acreditar que os abusos contra os adolescentes teriam começado quando ambos tinham 13 anos.

Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa de Rodrigues informou que os advogados do empresário vão se manifestar por meio de uma nota ainda hoje.

A denúncia foi feita pela mãe do garoto ao Conselho Tutelar de Salinas. "Resolvi denunciar porque muitas pessoas têm medo dele aqui [em Salinas] já que ele é um homem poderoso. Mas não tenho medo, sinto-me aliviada”, disse a mãe à polícia.

"Era comum ele distribuir celulares e dinheiro para as crianças do bairro", disse o menino aos conselheiros. Segundo o garoto, atos sexuais eram cometidos na casa do suspeito.

"Ele me disse que não tinha necessidade de contar para ninguém o que tinha acontecido, porque nós dois nos daríamos muito mal", afirmou o garoto.

Tentativa de homicídio

Ainda de acordo com a polícia, a tentativa de homicídio teria acontecido em 18 de julho deste ano. A vítima não foi identificada e a prisão foi decretada baseada em depoimentos de testemunhas, que disseram que o empresário espancou outro garoto e ameaçou atirar nele.

A empresa de Rodrigues é a maior produtora de cachaça artesanal do país, produzindo 1,5 milhão de litros da bebida por ano.

A Seleta possui, além da fábrica localizada em Salinas, um grande tonel para armazenamento de cachaça, uma engarrafadora, galpões próprios e emprega 150 pessoas.

Empresa diz que Rodrigues estava afastado

Em nota divulgada no início da tarde, a Seleta e Boazinha Indústria Comércio Importação e Exportação, que detém as marcas de cachaça de mesmo nome, disse que Rodrigues está afastado da direção da empresa desde 2006, por decisão do conselho administrativo do grupo, “em virtude de graves problemas de saúde”.

O comunicado diz ainda que mesmo “diante dos problemas pessoais enfrentados pelo seu sócio-fundador, Antônio Eustáquio Rodrigues, [a empresa] continua a operar regularmente”.

“A Seleta está confiante em uma instrução processual justa, coerente e dentro dos parâmetros da legalidade, na expectativa de que seu sócio-fundador preste todas as informações necessárias à elucidação dos fatos imputados à sua pessoa física”, informa a nota.